Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Avaí e Figueirense começam a decidir soberania do Catarinense

Chapecoense e Joinville bem que tentaram, mas o Campeonato Catarinense 2012 volta a ter Avaí e Figueirense como protagonistas. Maiores vencedores da competição (juntos somam 30 títulos), ambos se enfrentam neste domingo, às 16 horas (de Brasília) na Ressacada, pela primeira final do Estadual.

Se no número de taças estão empatados, em campo o Figueirense leva vantagem sobre o rival. Primeiro porque terminou como o melhor time na classificação geral, tendo, portanto, a vantagem de poder empatar para ficar com o título. E também pelo momento recente das duas equipes.

Enquanto o Alvinegro de Branco ainda ostenta a boa fase iniciada no Campeonato Brasileiro passado, sob o comando de Jorginho, o Avaí tenta se recuperar do rebaixamento no Nacional. Depois de um começo de ano instável, o clube da Ressacada parece ter voltado à paz após a troca de Mauro Ovelha por Hemerson Maria.

E logo em sua primeira decisão no comando do Leão, o treinador será obrigado a mudar a escalação. Na lateral esquerda ainda terá que improvisar já que Aelson e Pirão estão suspensos. Ovelha deve optar por transferir Patric para o setor, deixando Arlan na direita. No meio-campo, Bruno tenta se recuperar de lesão no ligamento do joelho e ainda é dúvida, assim como o atacante Nunes, que depende da liberação do Supremo Tribunal de Justiça Despotiva.

Problemas também cercam o Figueirense, que não sabe se poderá contar com o meia Botti, que reclama de dores musculares e pode ser substituído por Doriva ou Fernandes. Outro que preocupa é Júlio César. O atacante ficou fora das semifinais para cuidar de estiramento na coxa direita e foi poupado ao longo da semana.

O jogo de volta está marcado para o próximo final de semana, no Orlando Scarpelli. Será apenas a terceira vez que Avaí e Figueirense decidirão o Campeonato Catarinense. A primeira, em 1975, deu Leão, ao passo que em 1999 o Alvinegro ficou com a taça.

FICHA TÉCNICA

AVAÍ X FIGUEIRENSE

Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)

Data: 6 de maio de 2012, domingo

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra

Assistentes: José Roberto Larroyd e Eder Alexandre

AVAÍ: Diego; Patric, Renato Santos, Leandro Silva e Arlan; Mika, Marrone (Bruno), Cleber Santana e Robinho; Felipe Alves e Maurício (Nunes)

Técnico: Hemerson Maria

FIGUEIRENSE: Wilson; Pablo, Canuto, Sandro e Guilherme Santos; Ygor, Jackson, Ygor, Doriva (Fernandes); Aloísio e Roni (Júlio César)

Técnico: Branco