Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Athletic confirma vantagem, bate United de novo e avança às quartas

O Athletic Bilbao não dependeu da vantagem conquistada na primeira partida das oitavas de final da Liga Europa para se classificar às quartas. Após bater o Manchester United no Old Trafford, a equipe comandada por Marcelo Bielsa voltou a jogar melhor e venceu os Diabos Vermelhos nesta quinta-feira, no San Mamés, por 2 a 1, para ampliar a decepção do United em competições europeias na temporada.

Após conseguir o triunfo por 3 a 2 na última semana, o time de Bilbao entrou em campo tendo uma boa vantagem para administrar. Com um início franco de partida na Espanha, as duas equipes criaram oportunidades nos primeiros dez minutos, com Young e Muniain. Na sequência, o jogo se equilibrou e as chances diminuíram.

O novo lance de perigo do Athletic, aos 23 minutos, porém, gerou aos donos da casa o primeiro gol. Após receber lançamento dentro da área, o atacante Llorente arrematou de primeira, com a perna direita, no canto cruzado do goleiro De Gea, que ainda pulou, mas não conseguiu evitar a abertura do placar na Espanha.

Precisando fazer três gols para avançar de fase, o Manchester começou a pressionar, mas logo foi contido pela equipe mandante, que levou a vantagem mínima para o intervalo. No retorno, Iraola esteve próximo de marcar um belíssimo gol no San Mamés: o camisa 15 driblou dois marcadores, mas bateu com displicência, próximo ao canto esquerdo de De Gea,

Aos 22 minutos, ao Athletic Bilbao não vacilou. Dentro da área, De Marcos aproveitou o rebote e mandou para o fundo das redes, marcando o segundo do time da casa. Rooney, de fora de área, ainda marcaria um belo gol, mas não conseguiu impedir a classificação do time espanhol para a fase seguinte da competição.

Pelo Manchester, as campanhas da equipe em torneios europeus foram decepcionantes neste ano. Após ser eliminado da Champions League ainda na primeira fase pelo Basel, da Suíça, a equipe de Alex Ferguson agora deixa a Liga Europa na sua fase de estreia na competição. Resta, assim, aos Diabos Vermelhos, a luta pelo título inglês, torneio que a equipe lidera, seguida de perto pelo rival City.

Valencia empata com o PSV, mas confirma a classificação

Após fazer 4 a 2 no PSV no jogo de ida, o Valencia confirmou seu favoritismo no confronto e chegou às quartas de final da Liga Europa, após o empate desta quinta-feira, com o time holandês, fora de casa, por 1 a 1.

O gol da equipe espanhola saiu aos dois minutos do segundo, após Rami desviar o chute de Feghouli. Toivonen chegou a empatar para o PSV, mas o time não conseguiu continuar a recuperação na partida.

Com isso, o clube do brasileiro Jonas se junta a Athletic Bilbao, AZ e Hannover, que foram melhores em seus confrontos e classificaram-se para as quartas de final da Liga Europa. Ainda nesta tarde, mais oito times, entre eles o Manchester City, buscam mais quatro vagas na competição.

Veja todos os resultados desta quinta-feira pela Liga Europa (classificados em negrito):

Hannover 4 x 0 Standard Liège