Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Athletic Bilbao vence outra contra o United e quebra jejum de 35 anos

Redação Central, 15 mar (EFE).- O Athletic Bilbao, que já havia vencido a partida de ida por 3 a 2 no estádio Old Trafford, voltou a bater o Manchester United nesta quinta-feira, desta vez por 2 a 1, e se garantiu nas quartas de final da Liga Europa.

A equipe espanhola não se colocava entre as oito melhores de um torneio continental desde 1977, quando foi vice-campeã da extinta Copa da Uefa, tendo sido derrotada pela Juventus na decisão.

A classificação coroa uma grande temporada do Athletic, que luta por uma vaga na próxima Liga dos Campeões através do Campeonato Espanhol e ainda disputará a final da Copa do Rei diante do Barcelona.

Já o time do técnico Alex Ferguson se concentrará agora na briga com o Manchester City pelo título do Campeonato Inglês, do qual é líder, com um ponto a mais que o rival local.

Mesmo em vantagem por ter vencido a partida de ida, o Bilbao não abriu mão de atacar e por pouco não fez 1 a 0 aos 13 minutos do primeiro tempo. Livre dentro da área, Munain carimbou a trave direita e na sobra, com o gol aberto, De Marcos deu uma de Deivid e chutou muito para cima.

Atacando mais que os ingleses, o time da casa fez o primeiro aos 22 minutos. Após lançamento longo de Amorebieta da esquerda, Llorente pegou de primeiro dentro da área, sem deixar a bola cair, acertou o canto direito de De Gea.

Depois de abrir o placar, a equipe da casa tirou o pé do acelerador no ataque, dando campo para o United, mas sem vacilar na marcação. Na melhor chance no primeiro tempo, aos 26 minutos, Young levantou da esquerda e, na segunda trave, Giggs cabeceou para o gol. A bola desviou na marcação e por pouco não entrou.

Na volta dos vestiários, aos oito minutos, Iraola esteve muito perto de fazer um gol de placa. O camisa 15 costurou a zaga dos ‘Diabos Vermelhos’ com dribles típicos de futsal e finalizou no canto, errando o alvo por pouco.

Aos 19, aconteceu o segundo gol, que àquela altura já praticamente definia a classificação do Bilbao. Susaeta cruzou da direita, Toquero dividiu com Smalling, e a bola sobrou para De Marcos, que arrematou com força e marcou 2 a 0.

O Athletic continuou dono das ações e incomodou De Gea, mas quem balançou a rede foi Rooney, a favor do United. Aos 35 minutos, o atacante dominou fora da área, ajeitou para a direita e chutou com categoria no ângulo de Iraizoz.

No estádio Philips, na Holanda, o PSV Eindhoven recebeu o Valencia e precisava da vitória por 2 a 0, 3 a 1 ou por uma diferença ainda maior, depois de ter perdido por 4 a 2 fora de casa. Contudo, a equipe espanhola voltou a se dar bem, desta vez com um empate em 1 a 1, e se classificou.

O único gol dos visitantes foi marcado Rami, aos dois minutos do segundo tempo. Feghouli bateu de fora da área e o atacante francês desviou de cabeça. Toivonen ainda empatou, aos 18 minutos, matando no peito e batendo colocado, mas não evitou a saída do PSV da Liga Europa.

Outro representante holandês, o AZ Alkmaar teve melhor sorte e avançou às quartas, apesar da dificuldade para eliminar a Udinese, para a qual perdeu por 2 a 1 nesta quinta. A vaga veio porque na ida, como mandante, o AZ havia vencido por 2 a 0.

A situação da equipe de Alkmaar no estádio Friuli começou se complicou logo aos três minutos do primeiro tempo, quando Viergever cometeu pênalti em Floro Flores e foi expulso. Di Natale cobrou e converteu.

A Udinese ainda fez 2 a 0, aos 15 minutos, com outro gol de Di Natale. No entanto, ainda antes do intervalo, aos 33, Falkenburg fez um importante gol fora de casa para o AZ, o que obrigava o time anfitrião a balançar a rede outras duas vezes, o que acabou não acontecendo.

O quarto classificado das partidas que começaram às 15h (de Brasília) foi o Hannover 96, que jogou em casa e derrotou o Standard de Liège por 3 a 0, depois de empate em 2 a 2 na Bélgica, há uma semana.

Os dois primeiros gols na AWD-Arena foram marcados na etapa inicial, por Abdellaoue e pelo zagueiro brasileiro Kanu, contra. No segundo tempo, Ya Konan também deixou o dele e fechou o placar.

Os confrontos de quartas de final da Liga Europa ainda não estão definidos e serão conhecidos nesta sexta-feira, em sorteio realizado pela Uefa em Nyon (Suíça). EFE