Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Aposentado do basquete, Yao Ming entra na política

Por AE-AP

Xangai – Aposentado do basquete, o chinês Yao Ming adicionou mais uma atividade ao seu currículo após deixar o esporte com a confirmação nesta segunda-feira de que entrou para a política. Desde que anunciou o seu afastamento em julho, por conta das lesões, ele se tornou estudante universitário, criou uma empresa de vinhos e pretende ter uma equipe profissional de basquete na China.

Agora, o ex-jogador de 31 anos tornou-se um membro de um órgão consultivo do governo de Xangai. Nesta segunda-feira, fotos na imprensa oficial chinesa mostraram Yao Ming na cerimônia de encerramento de reunião do Comitê Permanente da Conferência Consultiva do Povo Chinês de Xangai.

O comitê consultivo não tem nenhum poder real, mas Yao Ming vai assistir às reuniões regulares, e pode fazer sugestões para o órgão consultivo e aos departamentos governamentais. “Apresentar propostas é algo muito sério, e eu não quero ser precipitado”, disse ao jornal China Daily.

É comum que figuras do esporte chinês entrem para a política no país. Liu Xiang, principal nome do atletismo do país, faz parte de órgãos consultivos do governo nacional e da cidade de Xangai.

Yao Ming é uma das celebridades mais populares da China, tendo atuado por oito temporadas na NBA. O ex-jogador estuda na Universidade Jiaotong, em Xangai, e em novembro lançou as primeiras garrafas da sua marca de vinho.