Clique e assine com até 92% de desconto

Após campanha europeia histórica, Schalke quer quebrar jejum interno

Por Da Redação 6 ago 2011, 07h05

A temporada passada foi gloriosa para o Schalke 04, com a semifinal da Copa dos Campeões da Europa e o título da Copa da Alemanha. No Campeonato Alemão, no entanto, o time de Gelsenkirchen não conseguiu passar da 14colocação e só garantiu vaga na Liga Europa por ter levantado o caneco contra o Duisburg, em maio. A caminhada rumo ao primeiro título da liga nacional desde 1958 começa neste sábado, às 10h30 (Brasília), contra o Stuttgart, na Arena Mercedes-Benz. Este século, o clube já foi vice-campeão quatro vezes: 2001, 2005, 2007 e 2010.

Na Bundesliga de 2010/11, ele dividiu as atenções com a campanha europeia e teria mais facilidades neste momento por enfrentar adversários teoricamente mais fracos. No entanto, luta contra um retrospecto preocupante: nas últimas sete temporadas, apenas o Porto, na edição passada, conseguiu vencer a Liga Europa e o campeonato nacional.A principal estrela do time é o atacante Raúl González, maior artilheiro da história da Champions League. Ele foi importantíssimo nesta competição temporada passada, ajudando nas eliminações da então atual campeã Inter de Milão e do Valência, mas ele pode estar se despedindo. Seu contrato termina em 2012 e a diretoria ainda não decidiu a respeito da renovação. O time perdeu do Manchester United, mas ficou entre os quatro primeiros pela primeira vez na história.

O goleiro Manuel Neuer, por sua vez, foi negociado com o Bayern de Munique, mas o Schalke se reforçou, por exemplo, com o atacante romeno Ciprian Marica, do Stuttgart, que enfrentou o Brasil na despedida do atacante Ronaldo.

Contando com um novo camisa um, o clube mais vencedor da Alemanha tem apenas o brasileiro Breno como desfalque para estrear contra o Borussia Monchengladbach, na Allianz Arena, em Munique, no domingo, a partir das 12h30.

Mesmo assim, o francês Franck Ribery e o holandês Arjen Robben podem não jogar. O técnico Jupp Heynckes quer preservá-los para evitar o que aconteceu na temporada passada, quando só puderam estrear em janeiro.

‘Quero conversar com o Dr. Muller-Wohlfahrt (médico do clube), nosso chefe de fisioterapia e os próprios jogadores. Franck treinou a semana inteira, até quando estava com gesso. Isso é inacreditável’, comentou.

A dúvida persiste no meio-campo, mas na posição dos volantes. Bastian Schweinsteiger está garantido, mas seu parceiro pode ser o brasileiro Luiz Gustavo, que jogou a primeira fase da Copa da Alemanha, vitória por 11 a 1 sobre o Teningen, ou o ucraniano Tymoshchuk.

Veja a primeira rodada do Campeonato Alemão:

Sexta-feira:

Borussia Dortmund 3 x 1 Hamburgo

Continua após a publicidade

Sábado:

Colônia x Wolfsburg

Augsburg x Freiburg

Stuttgart x Schalke 04

Hannover x Hoffenheim

Werder Bremen x Kaiserslautern

Hertha Berlim x Nuremberg

Domingo:

Mainz x Bayer Leverkusen

Bayern de Munique x Borussia Monchengladbach

Continua após a publicidade
Publicidade