Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alonso conquista ‘pole-position’ em Silverstone, Massa é 5º

O piloto espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, conquistou a ‘pole-position’ do Grande Prêmio da Grã-Bretanha neste sábado ao cravar o melhor tempo do treino classificatório que terminou com uma hora e meia de atraso após ter sido interrompido pela forte chuva que castigou o circuito de Silverstone.

Atual líder do campeonato mundial de pilotos, Alonso dividirá a primeira fila com o australiano Mark Webber (Red Bull), enquanto o brasileiro Felipe Massa, companheiro de equipe do espanhol na Ferrari, largará em quinto. Já Bruno Senna, da Williams, foi eliminado no Q2 e sairá apenas da 15ª posição.

Esta foi a 21ª ‘pole-position’ da carreira de Alonso, acabando com um jejum de 31 corridas na escuderia Ferrari sem largar na frente, desde o a edição de 2010 do Grand Prêmio de Cingapura.

O espanhol, único piloto a ter vencido duas provas nesta temporada, a primeira em março na Malásia, e a segunda há suas semanas diante da sua torcida, em Valência, completou sua melhor volta em 1 minuto, 56 segundos e 746 milésimos, um pouco menos de 5 centésimos a menos que Webber, segundo colocado do campeonato de pilotos com 20 pontos a menos.

O alemão Michael Schumacher (Mercedes), de 43 anos, heptacampeão mundial largará em terceiro ao lado do alemã Sebastian Vettel, atual bicampeão (Red Bull, 4º), que completou 25 anos, na última terça-feira.

Os dois pilotos britânicos da McLaren Lewis Hamilton e Jenson Button, frustraram as expectativas da torcida local, que enfrentou a forte chuva de Silverstone apesar das recomendações dos organizadores que aconselharam as pessoas que compraram ingressos para o sábado de ficar em casa.

Hamilton ficou apenas com o oitavo melhor tempo e Button foi eliminado logo no Q1 e largará da 18ª posição.