Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alberto Contador é suspenso e está fora do Tour de France e de Londres 2012

Lausanne, 6 fev (EFE).- O ciclista espanhol Alberto Contador está fora do Tour de France 2012 e dos Jogos Olímpicos de Londres depois da decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) de suspendê-lo pela presença de clembuterol em um exame antidoping.

Com essa sentença, ele não poderá voltar a concorrer até o dia 6 de agosto. Pela resolução do CAS, Contador fica suspenso por dois anos retroativo a 25 de janeiro de 2011, ao que é preciso diminuir o período de suspensão provisório que ele já cumpriu entre 2010 e 2011.

Isto quer dizer que a suspensão vencerá em 5 de agosto e que o corredor poderia voltar a competir no dia seguinte.

Contador tem a possibilidade de recorrer diante dos tribunais ordinários suíços, embora o CAS represente a última instância esportiva.

Como consequência da decisão, o ciclista perderá o título de vencedor do Tour de France 2010, assim como os demais prêmios ganhos em competições posteriores a 25 de janeiro de 2011.

O CAS deve pronunciar-se ainda sobre outro procedimento paralelo, uma demanda movida pela União de Ciclismo Internacional (UCI) de impor multa a Contador de 2.485.000 euros.

O Tribunal deu validade à tese da UCI e da Agência Mundial Antidoping (AMA) de que o mais razoável é que o positivo do ciclista espanhol foi causado por uma transfusão sanguínea ou pelo consumo de um suplemento nutritivo contaminado.

A defesa de Contador argumentou que a presença de clembuterol no sangue do ciclista foi consequência do consumo de carne contaminada adquirida na Espanha pelo cozinheiro da Astana, a equipe com o qual competia na época. EFE