Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vocalista de A Bolha e Herva Doce morre no Rio

Músico sofreu uma parada cardiorrespiratória. A informação foi divulgada por sua mulher no Facebook

Morreu nesta quarta-feira o músico Renato Ladeira, no Rio de Janeiro. Ele era vocalista e tocava teclado no conjunto Herva Doce, banda que fez sucesso nos anos 1980, e no A Bolha, formada nos anos 1960 com Ladeira como um dos fundadores ao lado de seu irmão Cesar. Segundo sua mulher, Patricia Andrade Ladeira, o cantor sofreu uma parada cardiorrespiratória em casa, por volta das 23h. As informações foram postadas na página do Facebook de Patricia. Ainda pela rede social, ela informou que o velório seria realizado no Jardim da Saudade às 14h30 desta quinta-feria, e o sepultamento logo em seguida, às 16h.

LEIA TAMBÉM:

Uma viagem ao berço do rock brasileiro

A Bolha foi um dos primeiros conjuntos de rock do país. Começou tocando em bailes no Rio de Janeiro na década de 1960 e em seguida assumiu uma sonoridade mais pesada, que caiu no gosto dos apreciadores do estilo. Hits como Não Vou Cortar o Cabelo, versão de Break It All, do The Shakers, alavancaram a popularidade do grupo.

O Herva Doce fez fama no cenário do rock nacional durante os anos 1980. A banda emplacou hits como Erva Venenosa, versão de Poison Ivy, do The Coasters, e Amante Profissional. O grupo abriu o show do Van Halen, no Maracanãzinho em janeiro de 1983. Porém, o grande momento dos roqueiros foi meses depois, em junho daquele ano, quando se apresentaram para mais de 140 000 pessoas no estádio do Maracanã, antecedendo o aguardado show do Kiss, que vivia o auge da carreira na época.

A música mais popular que nasceu nos instrumentos do vocalista, entretanto, ficou famosa na voz de Cazuza, com quem escreveu Faz Parte do Meu Show, que saiu no álbum Ideologia, de 1988, o terceiro solo da carreira do ex-Barão Vermelho.

No Facebook vários fãs e amigos postaram mensagens na página de Ladeira. Luiz Carlini, fundador do Tutti Frutti, outra banda de rock dos anos 1970, escreveu: “O rock brasileiro perde mais um grande soldado! Rock’n’peace, Renato Ladeira”. As homenagens são diversas, entre fotos, mensagens e vídeos do YouTube com as músicas que eternizaram Ladeira. Como um fã, que disse ter sido “bombardeado” com a notícia e postou um vídeo contendo o áudio completo do EP A Bolha, de 1971, com a mensagem: “Obrigado por tudo, mestre! Vá em paz”.