Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vídeo: Eddie Redmayne conta como se preparou para viver transgênero em filme

Em ‘A Garota Dinamarquesa’, ator interpreta a artista plástica Lili Elbe, nascida Einar Wegener

Depois de ganhar o marcante papel de Stephen Hawking na cinebiografia A Teoria de Tudo, o ator britânico Eddie Redmayne foi escolhido para viver outro personagem de peso. Em A Garota Dinamarquesa, que estreia em 25 de fevereiro no Brasil, ele interpreta a artista plástica Lili Elbe, nascida Einar Wegener, que foi uma das primeiras pessoas a passar por um procedimento de mudança de sexo, na década de 1930. No vídeo abaixo, que pode ser visto em primeira mão no site de VEJA, a equipe do longa fala sobre o papel e sobre a interpretação que Redmayne deu a Lili.

Leia também:

Eddie Redmayne diz que ajuda estudantes de teatro a pagar o aluguel

Eddie Redmayne empunha varinha em foto de filme derivado de ‘Harry Potter’

Eddie Redmayne teve ajuda da diretora de ‘Matrix’ para interpretar transgênero

“Eddie Redmayne foi a minha primeira escolha. Era quem eu queria escalar quando li o roteiro”, diz o diretor Tom Hooper (O Discurso do Rei). Já o ator conta que conversou com muitas pessoas da comunidade transgênero para se preparar para o papel. “Cada pessoa trans que eu conheci dizia saber desde a juventude que o gênero atribuído que havia sido atribuído em seu nascimento era diferente de sua identidade”, afirma.

“Eddie incorporou o papel com muita sensibilidade”, diz a atriz Alicia Vikander, intérprete de Gerda, a mulher de Lili. “Eu só queria abraçá-lo da primeira vez que o vi interpretando Lili, era tão claro e autêntico. Eu poderia me perder apenas conhecendo Lili, porque ela era muito real.”

O filme foi indicado em quatro categorias no Oscar: melhor ator, para Redmayne, melhor atriz coadjuvante, para Alicia, melhor direção de arte e melhor figurino.

(Da redação)