Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trailer: Filme narra história real de judeus que fugiram de campo nazista

Sobibor, que representou a Rússia no Oscar 2019, chega aos cinemas em abril

Não foi apenas na imaginação de Quentin Tarantino, com seu filme Bastardos Inglórios, que o povo judeu conseguiu reagir aos horrores da Segunda Guerra Mundial. Na vida real, existiu um grupo de prisioneiros que conseguiu se organizar e realizar uma rebelião dentro de um campo de concentração e escapar com vida. Essa história é contada no filme Sobibor, de Konstantin Khabenskiy, que chega aos cinemas brasileiros no dia 25 de abril.

O drama, que marca a estreia do diretor russo em longas-metragens, foi escolhido para representar seu país no Oscar de melhor filme estrangeiro em 2019. Ele narra esse momento histórico a partir da figura de Alexander Pechersky, um oficial soviético que foi capturado pelo exército alemão durante a guerra e, após ser descoberto judeu, enviado para o campo de extermínio que leva o nome do filme. Lá, ele se uniu a outros prisioneiros para organizar a fuga – que, apesar de muitas dificuldades e perdas, se tornou a revolta mais bem sucedida em toda a guerra.

Além de assinar a direção, Khabenskiy – que tem uma longa carreira de ator na Rússia – também encarna o protagonista Pechersky. O roteiro é de Anna Chernakova, Michael Edelstein e Ilya Vasiliev.