Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tom Cruise nega que cientologia tenha sido seu cupido

Por meio do advogado, o ator classificou como "mentiras velhas" a história de que a seita religiosa selecionava mulheres para acabar com a sua solteirice após o fim do casamento com a australiana Nicole Kidman

Tom Cruise veio a público nesta quarta-feira para negar que a cientologia tenha atuado como cupido em sua vida e cooptado mulheres capazes de tirá-lo da solteirice três anos após o fim do casamento com Nicole Kidman, em 2001. “Isso não passa de uma notícia requentada e falsa”, declarou em comunicado feito por seu advogado, Bert Fields.

A revista Vanity Fair publicou recentemente a reportagem entitulada “O que Katie não sabia”, em que detalhou táticas usadas por Shelly Miscavige, mulher do líder da cientologia, David Miscavige, para desencalhar o membro mais famoso da seita. Shelly, diz a reportagem, entrevistava atrizes que frequentavam a Igreja e eram vistas como boas candidatas ao posto de senhora Cruise. As audições eram organizadas com o falso propósito de escalá-las para um filme e incluíam uma série de perguntas, do tipo “O que você acha de Tom Cruise?”. Em um desses testes, a atriz iraniana Nazanin Boniadi foi escolhida para namorar o ator.

Segundo a reportagem, Nazanin passou por interrogatórios diários — processo padrão da cientologia — em que tinha que revelar seus segredos mais íntimos e cada detalhe da sua vida sexual. Ela ainda foi obrigada a se livrar de seus aparelhos ortodônticos e das luzes vermelhas no cabelo. Nazanin se mudou para Nova York e, após um primeiro mês feliz com Cruise, a chama se apagou. A iraniana foi criticada por elogiar o ator com as palavras “muito bom” — que dariam a impressão de que ela o considerava uma criança — e por não demonstrar afeto suficiente em público. “Eu recebo mais amor de um figurante do que de você”, teria dito Cruise a Nazanin. O relacionamento chegou ao fim em 2005.

Em nota oficial, a cientologia acusa a revista de ter pagado ex-membros para obter informações falsas a respeito da seita. “Nunca houve um plano, secreto ou não, para encontrar uma noiva para Tom Cruise.”

Em abril de 2005, Cruise assumiu o namoro com Katie Holmes e, em novembro do ano seguinte, a pediu em casamento no topo da Torre Eiffel, em Paris. Este ano, Katie articulou em segredo um divórcio-relâmpago justamente para escapar da perseguição de membros da seita e manter a filha Suri longe da cientologia.

(Com Agência France Press)