Clique e assine a partir de 9,90/mês

TNT mantém Rubens Ewald Filho no YouTube após polêmica no Oscar

Em nota, canal diz que comentarista ‘não soube se expressar da forma correta’ ao falar da atriz transgênero Daniela Vega. Filho admitiu ‘confusão’ com termo

Por Maria Carolina Maia - Atualizado em 2 abr 2018, 13h46 - Publicado em 2 abr 2018, 13h05

O canal pago TNT, que falou em reavaliar a participação do comentarista Rubens Ewald Filho nas transmissões e conteúdos digitais da marca, decidiu mantê-lo, a princípio, ao menos em seu canal no Youtube, onde comanda o programa quinzenal Rubens Responde. Especializado em cinema, Ewald Filho se viu no centro de uma polêmica ao dizer, durante a transmissão do Oscar deste ano, que a atriz chilena Daniela Vergas era, “na verdade, um rapaz”. A atriz é transgênero, assim como a personagem que vive no longa Uma Mulher Fantástica, vencedor do Oscar de filme em língua estrangeira. O comentarista admitiu que se confundiu com as palavras.

“O que aconteceu com relação à atriz Daniela Vega, foi, no fundo, uma confusão minha de termos técnicos de expressão, mas nunca, em hipótese alguma, uma atitude sexista e transfóbica”, afirmou o crítico ao site de VEJA.

Procurada pela reportagem, a TNT afirmou, por meio de nota, que Rubens Responde “continuará normalmente”. A atração, em que Rubens Ewald Filho responde a perguntas do público sobre temas variados, estreou em janeiro deste ano.

“A TNT e o próprio Rubens Ewald Filho entendem que, durante a transmissão do Oscar 2018, o comentarista não soube se expressar da forma correta, e a escolha das usadas palavras não refletem a visão, os valores e posição editorial da marca. Por isso, pedimos desculpas a qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida. Estamos contentes que nossa sociedade está evoluindo e tem se preocupado cada vez mais com o respeito à diversidade. Nós estamos comprometidos em acompanhar essa evolução e, principalmente, com intuito de que a linguagem usada em todas as nossas plataformas esteja alinhada com nossos valores, e não permitiremos mais que episódios como o ocorrido esse ano voltem a se repetir”, diz a nota.

Continua após a publicidade

“Assim como em 2017, o jornalista foi escalado exclusivamente para a transmissão do Oscar, por ser um dos mais respeitados e conceituados críticos de cinema do país. No YouTube oficial da TNT, o programa Rubens Responde continuará normalmente, com sua grade quinzenal. Lançado em janeiro deste ano, a produção dá a oportunidade ao público de enviar perguntas para o jornalista sobre os mais diversos assuntos e temas.”

Publicidade