Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘The Artist’ recebe 12 indicações e lidera lista do prêmio Bafta

Cristina Gallardo.

Londres, 17 jan (EFE).- O filme francês ‘The Artist’, com 12 indicações, aparece como o grande favorito ao prêmio Bafta 2012, além de ‘A Pele Que Habito’, de Pedro Almodóvar, e Meryl Streep, que depois de ganhar o Globo de Ouro pode se consagrar como a melhor atriz do Oscar do cinema britânico por sua atuação em ‘A Dama de Ferro’.

A Academia Britânica para as Artes do Cinema e a Televisão (BAFTA), que anunciará os vencedores no dia 12 de fevereiro, apresentou nesta terça-feira a lista dos indicados, a qual foi liderada pelo filme ‘The Artist’, com 12, e ‘O Espião Que Sabia Demais’, com 11. O documentário britânico ‘Senna’, sobre a vida e a carreria do piloto brasileiro, recebeu três indicações: melhor documentário, melhor montagem e melhor filme britânico.

Com o elogiado ‘A Pele Que Habito’, Pedro Almodóvar concorre ao prêmio de melhor filme em língua não inglesa com ‘A Separação’, de Asghar Farhadi. No último domingo, o filme iraniano levou o Globo de Ouro e, anteriormente, o Urso de Ouro no Festival de Berlim.

A atriz Meryl Streep, que disputa o prêmio de melhor atriz no papel de Margaret Thatcher, também aparece como favorita, assim como George Clooney, que disputa o prêmio de melhor ator por sua atuação em ‘Os Descendentes’. No último domingo, ambos atores levaram os Globos de Ouro nessas mesmas categorias.

Assinado pelo diretor francês Michel Hazanavicius, ‘The Artist’, um filme mudo e em branco e preto, é o grande favorito ao Bafta com 12 indicações, incluindo melhor filme, diretor, ator e atriz principal.

Protagonizada por Jean Dujardin e Berenice Bejo, o filme francês, que resgata a época dourada de Hollywood, ganhou três Globos de Ouro e mais dois prêmios Critic’s Choice, de melhor filme e melhor diretor.

Com direção assinada por Tomas Alfredson, o britânico ‘O Espião Que Sabia Demais’, ambientado na Guerra Fria e inspirado no romance de John Le Carré, alcançou 11 indicações, incluindo melhor filme, melhor filme britânico, melhor diretor e melhor trilha sonora.

Os diretores Hazanavicius e Alfredson competirão pelo prêmio de melhor diretor com Nicolas Winding Refn (‘Drive’), Martin Scorsese (‘Hugo’) e Lynne Ramsay (‘Precisamos Falar Sobre o Kevin’).

Além de Meryl Streep, as atrizes Berenice Bejo (‘The Artist’), Michelle Williams (‘Sete Dias com Marilyn’), Tilda Swinton (‘Precisamos Falar Sobre o Kevin)’ e Viola Davis (‘Histórias Cruzadas’) também aparecem como indicadas ao prêmio de melhor atriz.

Já na categoria de melhor ator, Clooney competirá com Brad Pitt (‘O Homem Que Mudou o Jogo’), Gary Oldman (‘O Espião Que Sabia Demais’), Jean Dujardin (‘The Artist’) e Michael Fassbender (‘Shame’).

O Curta-metragem ‘Abuelas’ – dirigida pela cineasta Afarin Eghbal, uma iraniana radicada em Londres -, aparece como favorito ao prêmio de melhor animação em curta-metragem. Ambientado em Buenos Aires, o filme retrata em nove minutos as desaparições de civis durante a ditadura militar do general Jorge Videla na Argentina.

Grande favorito ao Bafta de melhor filme de animação, a produção ‘As Aventuras de Tintim’, de Steven Spielberg, volta a concorrer com ‘Operação Presente’, de Sarah Smith, e ‘Rango’, de Gore Verbinski. No Globo de Ouro, realizado no último domingo, Spielberg concorreu com os mesmos filmes e saiu como premiado.

Martin Scorsese receberá um prêmio honorífico por toda sua carreira, assim como já ocorreu no passado com cineastas do nível de Charles Chaplin, Alfred Hitchcock e até mesmo o próprio Steven Spielberg.

Além disso, Scorsese também concorre ao prêmio de melhor documentário com o filme ‘George Harrison: Living in the Material World’, que aborda a vida do falecido ‘Beatle’ a partir de depoimentos de familiares e amigos.

‘Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2’, o último filme da saga, recebeu apenas quatro indicações, sendo que foram todas em categorias técnicas. EFE