Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Spielberg será o presidente do júri no Festival de Cannes

Diretor de cinema americano vai assumir a prestigiada cadeira pela primeira vez

O diretor americano Steven Spielberg foi escolhido para ser o presidente do júri no próximo Festival de Cannes, que acontecerá entre os dias 15 e 26 de maio. Os organizadores fizeram o anúncio no Twitter oficial do evento.

Leia também: Ang Lee surpreende e bate Spielberg no Oscar de melhor direção

Esta será a primeira vez que Spielberg assume o mais prestigiado posto do festival, que chega a sua 66ª edição este ano. Nas últimas décadas, a cadeira de presidente do júri foi ocupado por diversos colegas do diretor em Hollywood, como Francis Ford Coppola, Martin Scorsese e Quentin Tarantino, além de outros nomes lendários do cinema mundial.

“É uma honra e um privilégio presidir o júri de um festival que prova, cada vez mais, que o cinema é o idioma do mundo”, agradeceu Spielberg, citado pelo jornal Los Angeles Times. O diretor de Lincoln afirmou também que nas últimas seis décadas Cannes serviu de plataforma para filmes extraordinários serem descobertos e apresentados ao mundo.

Apesar de ocupar o cargo de presidente do júri pela primeira vez, Spielberg não é um estreante em Cannes. Em 1974, venceu o prêmio de melhor roteiro no festival pelo filme Louca Escapada, uma das primeiras produções de sua carreira, lançada um ano antes do sucesso Tubarão. Já em 1982, Cannes foi palco da estreia mundial do hoje clássico ET – O Extraterrestre.