Clique e assine com 88% de desconto

Roqueiros impulsionam a venda de discos de vinil

Comercialização de LPs bate recorde em 2014 com ajuda dos álbuns de Jack White e das bandas Arctic Monkeys e Pink Floyd

Por Da Redação - 28 nov 2014, 09h44

Os discos de vinil alcançaram seu melhor resultado de vendas desde 1996 no Reino Unido e também fizeram números expressivos no mercado americano. Segundo o site do jornal britânico The Guardian, foram vendidos 1 milhão de LPs este ano, contra 780.000 em 2013. Com o Natal, a expectativa é chegar a 1,2 milhão de cópias comercializadas.

Os principais responsáveis pelo crescimento das vendas são os roqueiros, ou melhor, seus fãs. Os discos de vinil mais vendidos este ano foram AM, da banda Arctic Monkeys, seguido por Lazaretto, de Jack White, e The Endless River, do Pink Floyd. O álbum de White conquistou o título de LP mais vendido da história, com mais de 60.000 cópias comercializadas, sendo 40.000 apenas na semana de lançamento.

Leia também:

Novo disco de Jack White bate recorde em vendas de vinil

Publicidade

HRA, o formato digital que devolve à musica sua pureza original

Nos Estados Unidos, o vinil já havia alcançado um aumento de vendas de 41% no primeiro semestre de 2014, com 6,5 milhões de unidades comercializadas. Segundo o site da revista Billboard, atualmente, o formato corresponde a 3,5% do total de vendas de discos no país. No Reino Unido, a cerca de 2%, sendo 63% em CD físicos e 35% em álbuns digitais.

Publicidade