Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rock in Rio inaugura sala de música em escola pública

Até setembro, serão 10 unidades inauguradas rede de ensino municipal. Projeto social deve beneficiar 10 mil crianças e adolescentes

A organização do Rock in Rio inaugurou, nesta quinta-feira, uma sala de música na Escola Municipal Pereira Passos, no Rio Comprido, zona norte do Rio. Esta foi a primeira das 10 escolas que serão contempladas pela iniciativa, que ainda prevê a formação de 30 professores de música da rede municipal de ensino a partir da metodologia O Passo, criada por Lucas Ciavatta. A ideia é criar um projeto piloto que, no futuro, possa ser replicado em mais escolas municipais e estaduais.

A expectativa é que pelo menos 10.000 alunos sejam beneficiados anualmente pelas salas de aula de música. Além do sexto ano – para os quais o ensino de música é obrigatório -, cada escola definirá quais turmas utilizarão as novas salas.

“O Rock in Rio acredita que a música é uma importante ferramenta para apoiar a educação e formação de crianças e jovens porque comprovadamente estimula a memória, a relação com os amigos e auxilia nos resultados positivos das outras disciplinas”, ressaltou a empresária Roberta Medina.

Para o secretário de turismo Antônio Pedro Figueira de Mello, este será um legado do Rock in Rio para a cidade. “Estamos deixando um legado humano, contribuindo para a vida desses jovens a partir de a formação de cada um na disciplina música”, declarou.

Já a secretária de Educação, Cláudia Costin, defendeu que o projeto sirva de exemplo para outras escolas no Brasil. “Queremos formar músicos, mas acima de tudo queremos formar cidadãos para a inserção em uma sociedade mais civilizada. Esta sala é um sistema de ensinar música e vamos torcer para que este espaço dê filhotes, se multiplique. Queremos seja referência para todas as escolas do Rio e do Brasil e que a música mostre seu poder e contribua em todo o processo de aprendizado”, disse.

Além de isolamento acústico (para não atrapalhar as demais aulas que acontecem simultaneamente), ar condicionado e mobiliário, cada sala de música terá iluminação especial, TV, CD player e DVD, além de 30 instrumentos de percussão.

Até o inicio de setembro, mais nove salas de aula de música serão montadas nas escolas:

– Escola Municipal Jornalista Assis Chateaubriand (Vila Isabel)

– Escola Municipal Ceará (Inhaúma)

– Escola Municipal Cardeal Câmara (Parada de Lucas)

– Escola Municipal Itália (Rocha Miranda)

– Escola Municipal Antenor Nascentes (Parque Anchieta)

– Escola Municipal Dom Pedro I (Barra da Tijuca)

– Escola Municipal Mário Casa Santa (Magalhães Bastos)

– Escola Municipal Alba Canizares (Inhoaíba)

– CIEP Ismael Nery (Santa Cruz)