Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rio de Janeiro vira Patrimônio Mundial da Humanidade

(acrescenta três últimos parágrafos).

São Petersburgo (Rússia), 1 jul (EFE).- A cidade do Rio de Janeiro recebeu neste domingo o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria Paisagem Cultural Urbana, anunciou a Unesco pelo Twitter.

A decisão, que reconheceu ‘as paisagens cariocas, entre a montanha e o mar’, foi adotada pelo Comitê de Patrimônio da Unesco, que realiza neste domingo sua 36ª sessão em São Petesburgo (Rússia).

‘Não se pode pensar no patrimônio do Brasil sem visualizar o Rio de Janeiro’, declarou a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, segundo o Twitter da Unesco, logo após o anúncio da decisão.

Na reunião deste domingo, o Comitê, que continuará seus trabalhos em São Petersburgo até o próximo dia 6, também incorporou para a lista do Patrimônio Mundial as casas de fazendas decoradas de Halsingland (Suécia) e os maiores sítios de mineração da Valônia (Bélgica).

Também foram declarados Patrimônio Mundial o sítio neolítico de Çatalhöyük, (Turquia), o sítio fossilífero de Chengjiang (China), os lagos de Unianga (Chade) e a reserva natural de Shanga (Camarões, República do Congo e República Centro-Africana).

O Comitê do Patrimônio Mundial, que vela pelo cumprimento da convenção de 1972 sobre proteção do patrimônio mundial, é integrado por representantes de 21 países escolhidos pelos Estados signatários para um mandato de quatro anos.

No momento da inauguração dos trabalhos da 36ª sessão do Comitê, que se estenderão até o próximo dia 6, a lista do Patrimônio Mundial reunia 725 sítios culturais, 183 naturais e 28 mistos, situados em 153 países. EFE