Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Piano usado no filme ‘Casablanca’ vai a leilão em Nova York

O piano em que Sam (Dooley Wilson) toca a canção As Time Goes By enquanto Rick Blaine (Humphrey Bogart) e Ilsa Lund (Ingrid Bergman) brindam suas taças de champanhe no filme Casablanca será leiloado no próximo dia 14 de dezembro em Nova York, informou nesta terça-feira a casa de leilões Sotheby’s.

Com um preço estimado em 1,2 milhão de dólares, o piano, tido como um dos mais célebres da história do cinema, será posto à venda no mesmo ano em que Casablanca(1942) – prêmio Oscar de melhor filme em 1943 – completa seu 70º aniversário.

O instrumento esverdeado de 58 teclas é, segundo a Sotheby’s, a peça-cheva da cena romântica em que os protagonistas do filme (Bogart e Ingrid) fazem um brinde no café parisiense La Belle Aurore.

Nesta cena, a primeira filmada pelo diretor Michael Curtiz, os amantes brindam um momento de encontro, enquanto, do lado de fora, os alto-falantes anunciam a iminente chegada do exército alemão à capital francesa.

Está é a segunda vez que este piano será leiloado. Na primeira ocasião, em 1988, a peça foi leiloada por apenas 154 mil dólares.

(Com agência EFE)