Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Philip Roth vence prêmio Príncipe de Astúrias das Letras

Ao todo, 24 candidatos de onze nacionalidades disputavam o Príncipe das Astúrias

O escritor americano Philip Roth foi agraciado nesta quarta-feira com o prêmio Príncipe de Astúrias das Letras 2012, concedido pela Fundação espanhola presidida pelo príncipe Felipe, filho do rei Juan Carlos I.

O autor, considerado um dos melhores escritores americanos dos últimos vinte e cinco anos, superou na última rodada de votação o escritor japonês Haruki Murakami.

Roth, nascido em Newark, Nova Jersey, em 19 de março de 1933, é o segundo filho de uma família de origem judaica que emigrou da Ucrânia.

Indicado para o Prêmio Nobel de Literatura por várias vezes, o autor de O Complexo de Portnoy, Pastoral Americana, Complô contra a América e outros títulos ganhou o prêmio Pulitzer, o mais importante mérito literário dos Estados Unidos, em 1998.

Ao todo, 24 candidatos de onze nacionalidades disputavam o Príncipe das Astúrias, representado por uma escultura de Joan Miró. Pelo prêmio, Roth receberá uma quantia de 50 mil euros (cerca de 62 mil dólares).

Desde 1981, nomes como Mario Vargas Llosa, Amos Oz, Carlos Fuentes e Paul Auster já venceram o prêmio das letras. No ano passado, o escritor, poeta e cantor Leonard Cohen foi o vencedor.

(Com agência EFE)