No ano passado, Oprah Winfrey anunciou que seu programa, “The Oprah Winfrey Show”, termina em 2011. Mas ela, que está no ar há mais de duas décadas, não sai de cena. No seu novo canal a cabo, uma parceria com a rede Discovery a ser inaugurado no início do ano que vem, a apresentadora deve entrar em horário noturno. Uma novidade e tanto para a sua fiel plateia de donas-de-casa.
“O Próximo Capítulo de Oprah”, nome provisório da atração, pode ser exibida de duas a três vezes por semana e acontecerá fora do estúdio. Ela planeja gravar entrevistas ao redor do mundo, carregando consigo espectadoras e celebridades.
A maior tarefa, porém, não deve ser a trabalhosa produção, mas conseguir anunciantes para a nova rede, que terá programação 24h por dia. Para brigar com concorrentes como “American Idol”, exibido pela Fox, a aposta é em uma grade de “reality shows” no melhor estilo superação: um acompanha a recuperação da cantora Shania Twain de seu casamento mal-sucedido; outro vai eleger uma nova estrela de tevê entre fãs de Oprah.
Ela promete aparecer em mais atrações. A preocupação é com a sua audiência é clara. Ainda que grande, vem caindo sistematicamente. Hoje, Oprah tem 6,7 milhões de espectadores, contra mais de 10 milhões no início da década de 1990.