Clique e assine com 88% de desconto

‘O Artista’ ganha principais prêmios da 84ª edição do Oscar

Por Da Redação - 27 fev 2012, 02h49

Fernando Mexía.

Los Angeles (EUA), 26 fev (EFE).- O filme francês de cinema mudo e em preto e branco ‘O Artista’ foi o destaque da 84ª edição dos prêmios Oscar na noite deste domingo ao vencer em cinco categorias, entre elas as principais como de Melhor Diretor e Melhor Filme.

‘A Invenção de Hugo Cabret’, de Martin Scorsese, foi como se esperava o grande rival de ‘O Artista’ e também conseguiu cinco prêmios, apesar de terem sido todos de caráter técnico.

Previsível era o destino do prêmio de Melhor Ator que foi para o francês Jean Dujardin por ‘O Artista’.

Publicidade

Já uma emocionada Octavia Spencer, cuja interpretação em ‘Histórias Cruzadas’, convenceu a maioria dos membros da Academia de Hollywood e ficou com o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante.

Os brasileiros Carlinhos Brown e Sergio Mendes, os mexicanos Demián Bichir e Emmanuel Lubezki, a argentina Bérénice Bejo, os espanhóis Fernando Trueba e Javier Marechal, assim como Alberto Iglesias, não tiveram sorte na cerimônia.

Carlinhos Brown e Sergio Mendes competiam na categoria de melhor canção com ‘Real in Rio’ do filme de animação ‘Rio’ contra um único rival, ‘Man or Muppet’ do longa-metragem de marionetes ‘The Muppets’.

Apesar do entusiasmo demonstrado pelos dois na chegada ao teatro, ainda no tapete vermelho, o prêmio foi para o filme dos personagens criados por Jim Henson.

Publicidade

‘O Artista’, que concorria a 11 prêmios, ganhou como Melhor Filme, Ator, Trilha Sonora, Diretor (para Michel Hazanavicius) e Figurino (Mark Bridges).

‘A Invenção de Hugo Cabret’, com uma indicação mais que ‘O Artista’, teve que se conformar os prêmios técnicos de Melhor Direção de Fotografia, Direção de Arte, Direção de Som, Mixagem de Som e Efeitos Especiais.

A veterana Meryl Streep foi finalmente a vencedora na categoria mais disputada da noite, Melhor Atriz, na qual mantinha uma queda de braço com Viola Davis (‘Histórias Cruzadas’)

Streep conseguiu seu terceiro Oscar ao encarnar Margaret Thatcher em ‘A Dama de Ferro’, um papel que representou para ela sua 17ª indicação, recorde absoluto nos prêmios da Academia de Hollywood.

Publicidade

‘A Dama de Ferro’ também ganhou o Oscar de Melhor Maquiagem e foi o único filme, junto a ‘O Artista’ e ‘A Invenção de Hugo Cabret’, a ter mais de um prêmio.

Recorde foi o que conseguiu Christopher Plummer após ganhar na categoria de Melhor Ator coadjuvante por ‘Toda Forma de Amor’, pois aos 82 anos se transformou na pessoa mais velha a conseguir um Oscar.

Woody Allen com seu ‘Meia-noite em Paris’ ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, o quarto de sua carreira e o terceiro nessa categoria, enquanto Alexander Payne levou sua segunda estatueta pelo Roteiro Adaptado de ‘Os Descendentes’.

O filme iraniano ‘A Separação’ foi coroado como Melhor Filme Estrangeiro. EFE

Publicidade