Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo disco de Jack White bate recorde em vendas de vinil

'Lazaretto' ocupa o primeiro lugar da parada de álbuns mais comercializados da semana da revista especializada ‘Billboard’

O novo disco de Jack White, Lazaretto, foi lançado na última semana e estreou direto no primeiro lugar da lista de mais vendidos do ranking Billboard 200, da revista americana Billboard. De acordo com a empresa especializada NielsenSoundScan, o álbum vendeu 138.000 cópias em sua primeira semana nas lojas.

Um fato curioso é que Lazaretto bateu o recorde de vendas no formato de vinil – que apresenta um material exclusivo de bônus -, com 40.000 cópias compradas. O número é o maior desde que a empresa que faz o levantamento de vendas passou a contabilizar discos neste formato, em 1991. Em segundo lugar na história do ranking está Vitalogy, do grupo Pearl Jam, que vendeu 34.000 cópias e foi lançado primeiro em vinil, para depois chegar às lojas em CD e cassete, em 1994.

A venda das cópias em vinil do novo trabalho de White representam 28,9% do total, uma quantia relevante quando comparada com as demais versões: 30% em CD e 41,1% em download virtual.

Lazaretto é o segundo trabalho solo do roqueiro, ex-integrante e fundador do White Stripes, que dá continuidade ao CD Blunderbuss, de 2012, que coincidentemente vendeu a mesma quantia do novo disco em sua semana de lançamento, e também ocupou o topo da parada na época.