Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo CD de Dr. Dre dispara nas paradas britânicas

Primeiro álbum de estúdio a ser lançado pelo rapper em dezesseis anos, 'Compton' alcançou o topo da tabela na última sexta, uma semana após seu lançamento

Primeiro álbum de estúdio a ser lançado pelo rapper Dr. Dre em 16 anos, e sua possível despedida, Compton atingiu o topo das paradas britânicas na última sexta, algo inédito na carreira do músico. O CD teve 28.000 vendas desde seu lançamento, dia 7, pela Apple Music. A tabela contabiliza downloads, vendas físicas e streaming.

LEIA TAMBÉM:

Dr. Dre lança álbum após 16 anos e fala em ‘grand finale’

Dr. Dre é o músico mais bem pago da história em um ano

Por que a compra da Beats foi um ótimo negócio para Apple

Nas dezesseis faixas de Compton, Dr. Dre contou com a participação de outros músicos, como Kendrick Lamar, Snoop Dogg, Eminem e Ice Cube, antigo companheiro de N.W.A., grupo de rappers do final da década de 1980 e início dos anos 1990 que é retratado no filme Straight Outta Compton, ainda sem previsão de estreia no Brasil. Segundo Dr. Dre, foi o lançamento do longa que o levou a gravar Compton: “Me senti tão inspirado que comecei a fazer o álbum”. Ele ainda indicou que este deverá ser seu último: “Será meu grand finale“.

Em 1999, o rapper americano ficou na segunda posição do ranking com 2001, seu penúltimo álbum, que sucedeu The Chronic, CD de estreia cujo pico foi a 43ª colocação. Compton ultrapassou Positive Songs for Negative People, de Frank Turner, que está na frente de x (2014), de Ed Sheeran, o mais vendido no ano passado no Reino Unido. Communion, de Years and Years, e In The Lonely Hour (2014), de Sam Smith, completam os cinco melhores da lista.