Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Murdoch se reúne com funcionários da News International

Londres, 17 fev (EFE).- O empresário Rupert Murdoch irá se reunir nesta sexta-feira em Londres com funcionários do grupo News Corporation International para discutir sobre a crise que afeta seu império após a prisão de vários jornalistas do jornal ‘The Sun’ pelo caso das escutas ilegais.

Murdoch, dono do império midiático News Corporation, chegou na noite de quinta-feira ao Reino Unido para se encontrar com executivos e jornalistas da companhia News International, da qual o ‘The Sun’ faz parte.

No fim de semana passado, cinco jornalistas do ‘The Sun’ foram detidos junto com um policial, um funcionário do Ministério da Defesa e um militar por supostamente subornarem as autoridades

Os jornalistas foram presos sob suspeita de corrupção e de conspirar para propiciar uma conduta inadequada, enquanto os outros três foram detidos por suspeita de corrupção e má conduta no exercício de seus cargos.

Segundo a imprensa britânica, a intenção de Murdoch é assegurar aos funcionários do ‘The Sun’ que não pretende fechar ou vender o tabloide, que é o de maior tiragem do Reino Unido com quase três milhões de exemplares diários.

O braço britânico do grupo de Murdoch, News International, está imerso em uma séria crise desde que em 2011 explodiu o escândalo dos grampos ilegais de telefones de ricos e famosos, além de subornos a policiais, o que levou ao fechamento do dominical ‘The News of the World’.

De acordo com os jornais do país, a Scotland Yard suspeita que os funcionários do ‘The Sun’ fizeram pagamentos indevidos a policiais e outros funcionários públicos.

O caso das escutas, aberto em 2006, voltou a explodir no ano passado com novas denúncias, o que levou à abertura de uma investigação paralela sobre supostos subornos a autoridades em troca de informações.

EFE

vg/ms/mm