Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre o dramaturgo britânico Peter Shaffer, de ‘Amadeus’

Ganhador de muitos Tony, Olivier e Globos de Ouro, o autor também venceu o Oscar pelo roteiro para o cinema de sua obra sobre o compositor austríaco

O dramaturgo britânico Peter Shaffer, autor de Amadeus, cujo roteiro para o cinema lhe rendeu um Oscar, morreu nesta segunda-feira, na Irlanda, aos 90 anos. “Peter morreu em paz às 5h30 desta manhã, 6 de junho de 2016, em um hospital de Marymount, do condado de Cork, com sua sobrinha, Cressida, ao seu lado”, informou a agência Macnaughton Lord, que o representava, em um comunicado.

Ganhador de muitos prêmios Tony, Olivier e Globos de Ouro, Shaffer foi duas vezes indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro adaptado por versões de suas próprias obras: Equus e Amadeus, ganhando em 1985 pela segunda, que narrava a relação entre Wolfgang Amadeus Mozart e do também músico e rival italiano Antonio Salieri.

Peter Shaffer era irmão gêmeo de Anthony Shaffer, também roteirista e dramaturgo, que assinou o roteiro do filme de Alfred Hitchcock Frenesi e o de Morte sobre o Nilo.

Shaffer vivia em Nova York, mas visitava regularmente Londres e o condado irlandês de Cork, onde comemorou seus 90 anos no mês passado e onde morreu.

(Com agência France-Presse)