Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre o designer brasileiro Sergio Rodrigues, aos 87 anos

Arquiteto, criador da 'Poltrona Mole', ficou famoso ao transformar o desenho do mobiliário brasileiro, com o uso de madeira e inspiração indígena

O arquiteto e designer brasileiro Sergio Rodrigues, 87 anos, morreu na manhã desta segunda-feira em sua casa, no Rio de Janeiro. De acordo com seu escritório, Rodrigues estava doente, porém aguardam instruções da família sobre a divulgação da causa da morte. O velório será feito no Memorial do Carmo na quarta-feira, a partir das 9 horas. A cremação está marcada para 15 horas.

Sobrinho de Nelson Rodrigues e conhecido como o “poeta da madeira”, o arquiteto foi um dos precursores no Brasil dos móveis de design moderno. Destacou-se no cenário nos anos 1950, quando passou a transformar a linguagem do móvel com o uso de madeiras nativas e desenhos diferenciados, alinhados com as raízes da cultura brasileira e inspirados em fontes indígenas. Sua criação mais famosa é a Poltrona Mole, de 1957, feita de couro e com pernas de madeira de jacarandá, estilo contraditório para a época. Recentemente, Rodrigues pediu desculpas pelo uso indiscriminado do jacarandá, hoje em extinção, e afirmou que, atualmente, só usava madeira certificada.

Poltrona Mole, do designer Sergio Rodrigues Poltrona Mole, do designer Sergio Rodrigues

Poltrona Mole, do designer Sergio Rodrigues (/)

Nascido em 1929, no Rio de Janeiro, Rodrigues formou-se em 1952 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou sua carreira na arquitetura no projeto do Centro Cívico de Curitiba, antes de optar de vez por trabalhar com desenho de mobiliário e fundar sua loja Oca, em 1955. Trabalhou ao lado de importantes nomes da arquitetura e da decoração, como Joaquim Tenreiro, José Zanine Caldas, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

Rodrigues foi o vencedor de prêmios relevantes de design no mundo como o Lapiz de Plata na Bienal de Arquitetura de Buenos Aires e o prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.