Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre compositor Jon Lord, um dos fundadores do Deep Purple

Londres, 16 jul (EFE).- O músico britânico Jon Lord, um dos fundadores da banda Deep Purple e compositor de alguns dos temas mais famosos da banda, morreu nesta segunda-feira aos 71 anos, informou seu assessor.

O tecladista, que integrou a banda de maneira intermitente entre 1968 e 2002, faleceu entre seus familiares em uma clínica de Londres após uma longa luta contra o câncer de pâncreas, segundo um comunicado publicado em seu site.

Em agosto de 2011, Lord comunicou a seus seguidores que estava ‘lutando contra um câncer’ e portanto iria interromper suas apresentações enquanto se submetia a um tratamento e evoluía na cura, mas seguiria compondo, ‘como parte do tratamento’.

Lord começou sua carreira com o Deep Purple, a banda pioneira do heavy metal que vendeu mais de 100 milhões de discos, em 1968, após tocar nos grupos Artwoods e The Flowerpot Men.

O músico foi responsável por alguns dos temas mais famosos do Deep Purple, como ‘Smoke On The Water’, um clássico dos anos 70 considerado pela revista Rolling Stone uma das melhores canções da história.

A banda sofreu várias mudanças desde sua formação original e entrou em recesso desde julho de 1976, até sua reunião em abril de 1984.

Ao longo de quatro décadas, Lord seguiu carreira como membro do Deep Purple, até que em 2002 abandonou definitivamente o grupo. EFE