Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre cantor e compositor Paulinho Tapajós, aos 68 anos

Autor de canções como 'Andança' e 'Sapato Velho', o músico faleceu nesta sexta-feira, vítima de um câncer contra o qual lutou por cerca de seis anos

O músico Paulinho Tapajós O músico Paulinho Tapajós

O músico Paulinho Tapajós (/)

O cantor e compositor Paulo Tapajós Gomes Filho, conhecido como Paulinho Tapajós, morreu nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, aos 68 anos. Vítima de um câncer, o cantor lutou contra a doença por cerca de seis anos, segundo seu primo, o também músico Tibério Gaspar, que publicou uma mensagem em seu perfil no Facebook a respeito da morte. “Nesse momento, recebi com muito pesar a notícia de falecimento do meu primo e amigo Paulinho Tapajós”, escreveu Gaspar.

Na postagem, o cantor lembrou do começo de sua carreira, ao lado do primo. “Começamos juntos. Paulinho era um poeta de infinita grandeza. Estou muito triste com essa notícia, embora soubesse que era inevitável e (partir) o melhor para ele. Paulinho lutou bravamente contra um câncer. Foram uns seis anos de sofrimento intenso. Meus pêsames, Heloísa. Querido amigo, descanse em paz e até algum dia. Um beijo de luz na sua alma…”

Filho do cantor e radialista Paulo Tapajós, que lhe deu as primeiras lições de música, Paulinho assinou canções de grande popularidade como Andança, Sapato Velho e Irmãos Coragem, tema da abertura da novela de mesmo nome exibida pela rede Globo entre 1970 e 1971. O cantor começou a carreira na década de 1960, enquanto cursava arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Entre 1968 e 1970, participou de diversos festivais de música, caso do III Festival Internacional da Canção, que lhe rendeu o 3º lugar na fase nacional com a música Andança, escrita em parceria com Edmundo Souto e Danilo Caymmi. A carreira como intérprete começou em 1972, ao lado de sua irmã, Dorinha, com quem gravou o compacto duplo Paulinho e Dorinha.

Tapajós também trabalhou com a trilha sonora de filmes e peças de teatro, além de ter usado seu talento como compositor para criar jingles para campanhas publicitárias. Seu último disco, Preparando a Canção, foi lançado em 2008, com canções inéditas e releituras de alguns de seus sucessos, como Pera, Uva ou Maçã e A Velha.

Andança

Escrita em parceria com Edmundo Souto e Danilo Caymmi, a canção é uma das mais conhecidas de Tapajós. Em 1968, ganhou o 3º lugar no III Festival Internacional da Canção na fase nacional. 

Sapato Velho

Escrita com Mu Carvalho e Claudio Nucci, a música Sapato Velho foi lançada em 1979, parte do LP A História se Repete.

Irmãos Coragem

A canção foi a música de abertura da novela Irmãos Coragem, de Janete Clair, exibida pela Rede Globo entre 1970 e 1971.