Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre, aos 89 anos, a escritora Harper Lee

Americana ficou conhecida por 'O Sol É para Todos'

A escritora americana Harper Lee morreu aos 89 anos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo site AL.com, portal de notícias do estado do Alabama, onde ela nasceu. Lee é autora de O Sol É Para Todos, considerado uma obra-prima do século XX por seu retrato da injustiça racial durante os anos de depressão econômica no sul dos Estados Unidos. O romance, seu primeiro livro, vendeu mais de 40 milhões de cópias e venceu do Prêmio Pulitzer em 1961. Depois de O Sol É Para Todos, Lee não publicou mais nenhuma obra até o ano passado, quando saiu Vá, Coloque um Vigia.

Nelle Harper Lee nasceu em 28 de abril de 1926 na cidade de Moroenville, Alabama. Seu pai era o advogado Amasa Coleman Lee e sua mãe, Frances Cunningham Finch, era dona de casa. A escritora manteve uma duradoura amizade com Truman Capote, que começou ainda na infância de ambos. Ela trabalhou como assistente de pesquisa em um projeto de Capote, que acabou originando A Sangue Frio, aclamado livro do autor.

Leia também:

Harper Lee lidera vendas de livros nos EUA em 2015

Harper Lee e o livro que deveria ter ficado na gaveta

Livro de Harper Lee vende 1,1 milhão de cópias em uma semana

Harper Lee pode ter um terceiro livro pronto

Harper Lee publicou O Sol É Para Todos em 1960. A obra, elogiada pela crítica, contém traços autobiográficos. A figura central da narrativa é Atticus Finch, um advogado de 52 anos que desafia o racismo em sua cidadezinha no Alabama na década de 30 ao defender um negro falsamente acusado de estuprar uma menina branca. Descrito como um homem íntegro, tolerante, sábio e corajoso, o personagem se tornou um mito nos Estados Unidos e adquiriu status quase sagrado no imaginário americano. A narrativa foi adaptada para o cinema em 1962 em um filme estrelado por Gregory Peck. A produção venceu três categorias no Oscar de 1963: melhor ator, roteiro e direção de arte.

Depois de 55 anos do sucesso de O Sol É Para Todos, Harper Lee publicou o seu segundo romance, Vá, Coloque um Vigia, que põe em cena, 20 anos mais tarde, os mesmos personagens de sua primeira obra. O manuscrito do romance, editado pela Harper Collins, foi descoberto nos arquivos da escritora em 2014. A obra chegou a liderar as vendas de livros nos Estados Unidos em 2015.

A autora manteve uma discreta vida pessoal. Não se casou, não teve filhos e dava entrevistas raramente. Ela viveu em Nova York entre 1949 e 2007, ano em que sofreu um AVC e voltou para a sua cidade natal, onde passou a morar em uma casa de repouso. A causa de sua morte não foi divulgada, mas sabe-se que ela sofria deficiências visuais e auditivas. A sobrinha da escritora, Hank Conner, disse ao The New York Time que Lee morreu dormindo na casa de repouso.