Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre aos 63 anos Vivian Wyler, gerente editorial da Rocco

Wyler trouxe grandes nomes do mercado editorial para o Brasil, como Tom Wolfe, Nick Hornby, Alain de Botton e Ian McEwan

Morreu neste domingo (16), aos 63 anos, a gerente editorial Vivian Wyler. Figura histórica do mercado editorial, ela trouxe para o Brasil nomes como Tom Wolfe, Margaret Atwood, Ian McEwan, Martin Amis, Saul Bellow, Nick Hornby e Alain de Botton. 

Vítima de câncer, doença que enfrentava há dez anos, Wyler foi jornalista e cobriu literatura no Jornal do Brasil nas décadas de 1970 e 1980. Em seguida, ingressou na Rocco, onde teve trinta anos de trajetória. Foi ela quem leu e indicou Harry Potter, se encantando pela série que revolucionou o mercado editorial.

Em sua página no Facebook, a editora publicou nota confirmando seu falecimento:

“É com um imenso pesar que comunicamos o falecimento da nossa querida Gerente Editorial Vivian Wyler. Ela completaria 30 anos de trabalho na Editora Rocco e foi seu imenso interesse por boas histórias que garantiu que obras tão relevantes estejam hoje em nosso catálogo. Foi também Vivian quem leu Harry Potter pela primeira vez e se encantou pela série que nos emociona tanto.

‘Amigos da Editora, amigos da querida Vivian, recebemos com muita tristeza a notícia de seu falecimento nesta madrugada. Muito mais que uma profissional competente, era uma pessoa generosa, prestativa, amorosa, vamos sentir muito sua falta. Pessoalmente tive a oportunidade de conviver com ela por muitos anos, seu legado permanecerá, uma amiga se foi, mas não a lembrança de sua amizade. Presto minha solidariedade a sua filha e marido, parentes e todos os que tiveram a oportunidade de usufruir de sua companhia. Teremos muita saudade, mas temos certeza que sua presença ficará em nossos corações.’ Paulo Rocco.”