Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Menino tropeça e abre buraco em tela do século XVII

Um quadro de milhões de dólares, criado no século XVII sob influência de Leonardo Da Vinci, foi deteriorado por um garoto de 12 anos em um acidente durante uma visita a uma exposição em Taipé, capital de Taiwan. Parte de uma mostra de obras pintadas ou inspiradas por Leonardo Da Vinci, a tela Flores, do italiano Paolo Porpora, foi deteriorada quando o menino, de 12 anos, tropeçou e sem querer abriu um buraco na pintura com a lata de refrigerante que levava na mão.

LEIA TAMBÉM:

Busto de Rodin é roubado em museu de Copenhague

EUA entregam à França pintura de Picasso roubada há 14 anos

Tela de Picasso se torna a mais cara já leiloada: US$ 179 milhões

“Foi um acidente tão raro”, disse David Sun, um dos organizadores da mostra. “O menino estava ouvindo o guia e não estava olhando para onde ia. Tropeçou e abriu um buraco na obra de arte.” Sun disse que o menino e sua família expressaram sincero pesar e não vão ser alvo de nenhuma punição. O acidente aconteceu no fim de semana. A tela já passou por restauro e voltou nesta terça-feira à exposição.

“Tínhamos um especialista italiano por perto e contatamos o colecionador”, disse Sun. “Decidimos reparar a pintura imediatamente no local.”

(Da redação com agência Reuters)