Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mais ‘careta’, Mercury Prize tem indicados apenas ‘corretos’

Prêmio mais importante de música da Grã-Bretanha costuma surpreender por consagrar bandas definidoras de tendências. Mas não deve ser o caso em 2012

Foram divulgados nesta quarta-feira, em Londres, os indicados à edição 2012 do Mercury Prize, o prêmio mais importante de música do Reino Unido. A lista chamou atenção por trazer obras de artistas mais conservadores, algo de certa forma inédito para a premiação.

Entre eles, está Home Again, o primeiro disco de Michael Kiwanuka. Apesar de incensado no começo do ano pela emissora britânica BBC, que o elegeu a aposta de 2012, Kiwanuka não tem nada de excepcional. Ele faz um som com pegada soul, mas sem surpresas. Outros concorrentes ao prêmio que são novos e fazem um som apenas correto são Alt-J, Django Django, Jessie Ware e Richard Hawley, que transitam na zona de conforto do rock e do pop e já eram aguardados pela crítica.

Diferentemente do Grammy, que acontece nos Estados Unidos, o Mercury não costuma ser uma premiação previsível. Em geral, o júri opta por bandas estreantes que apontem tendências sonoras para os próximos anos. Na primeira edição, o prêmio ficou com o disco Screamadelica, do Primal Scream, até hoje tido como um dos álbuns mais importantes da década de 1990 e uma das obras fundamentais para a junção do rock com a música eletrônica.

E foi assim também com os então novatos Franz Ferdinand (2004), Arctic Monkeys (2006), Klaxons (2007) e The xx (2010). Uma das poucas exceções às escolhas arrojadas do júri da premiação ocorreu no ano passado, quando a veterana PJ Harvey levou o troféu por Let England Shake.

Veja abaixo quem concorre ao prêmio deste ano, que será entregue no dia 2 de novembro.

Plan B – Ill Manors

Alt J – An Awesome Wave

Lianne La Havas – Is Your Love Big Enough?

Ben Howard – Every Kingdom

Richard Hawley – Standing at the Sky’s Edge

Sam Lee – Ground of its Own

Michael Kiwanuka – Home Again

Field Music – Plumb

Django Django – Django Django

Jessie Ware – Devotion

The Maccabees – Given to the Wild

Roller Trio – Roller Trio