Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Madonna lança pedra fundamental de escola no Malauí

A popstar Madonna participou nesta terça do lançamento da pedra fundamental – primeiro passo na construção – de uma escola para meninas no Malauí. O empreendimento, coordenado pela Fundação Raising Malawi, ligada à cantora, terá custo de 15 milhões de dólares.

“Meu sonho sempre foi formar mulheres que possam ajudar a desenvolver o país”, declarou a Madonna durante a cerimônia no povoado de Chinkhota, a 16 km de Lilongue, capital do Malauí. “Meu objetivo é que as crianças malauianas tenham acesso aos estudos”, acrescentou a cantora.

Madonna, de 51 anos, estava acompanhada pelo economista americano Jeffrey Sachs, conselheiro especial do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon e fundador do projeto Aldeias do Milênio, destinado a reduzir a pobreza. E também pelos filhos Rocco, Lourdes, David Banda e Chifundo “Mercy” James. Os dois últimos foram adotados no Malauí.

Madonna comprou em outubro de 2009 o terreno para construir a escola, que receberá 500 alunas. O projeto gerou protestos, entre eles os de 200 moradores do povoado, que foram expropriados e que consideravam insuficiente a indenização que receberam. A fundação de Madonna financia outros projetos no Malauí, país onde mais da metade dos 13 milhões de habitantes vivem com menos de um dólar por dia.

(Com agência France-Presse)