Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Madonna desembarca na Rússia provocando Putin

Novo capítulo da turnê da cantora tem apoio às feministas do grupo punk Pussy Riot, que estão sendo julgadas por cantar contra o presidente russo

Madonna, que já causou celeuma na França ao projetar uma suástica sobre o rosto da política de direita Marine Le Pen, em videomontagem exibida durante apresentação em Paris, quer repetir a dose na Rússia. A cantora pop desembarca no país de Putin com a turnê mundial MDNA, e também com bandeiras de apoio aos homossexuais e às feministas do grupo punk Pussy Riot, que estão sendo julgadas por cantar contra o presidente russo no altar de uma catedral.

Os advogados do Pussy Riot esperam que Madonna expresse seu apoio ao grupo durante o show desta terça, seja com uma camiseta ou com citações diretas, assim como os Red Hot Chilli Peppers fizeram recentemente na capital russa. As organizações ortodoxas, que exigem a proibição dos shows da cantora na Rússia, anteciparam que queimarão publicamente uma foto dela. De acordo com essas mesmas organizações, o gesto é um sinal do “futuro castigo divino”.

“Para começar, ela quer sair em defesa do Pussy Riot. Mas isso é se intrometer nos assuntos internos de nosso estado, criar pressão sobre os tribunais. Ela também se manifesta a favor da homossexualidade, o que é tido como propaganda e, por isso, infringe a lei em muitas regiões do país”, assegurou o porta-voz de uma da organizações radicais ortodoxas à agência local Interfax.

É por essas e outras que o show que Madonna faz nesta quinta-feira no país deve ser ainda mais polêmico: ele acontece em São Petersburgo, onde as autoridades aprovaram uma lei contra qualquer propaganda entendida como homossexual, sob pena de multa. Polêmica que Madonna faz questão de alimentar. “Não fujo da adversidade. Falarei durante minha atuação sobre esta ridícula atrocidade”, escreveu a cantora em seu perfil na rede social Facebook.

Dindim – Em sua passagem pela Rússia, Madonna também aproveitou para fazer negócios: a cantora inaugurou um novo ginásio de sua cadeia de academias, Hard Candy Fitness, em Moscou.

(Com agência EFE)