Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kéfera perde ação e é condenada a pagar 25 mil reais a taxista

Juiz considerou que a blogueira usou sua força nas redes sociais para promover uma vingança contra motorista que a expulsou do carro

A youtuber Kéfera Buchmann foi condenada a pagar 25.000 reais por danos morais a um taxista por ter divulgado o vídeo de uma discussão entre eles. A sentença cita que ela agiu de forma inconsequente por conclamar seus milhares de fãs a perseguir o motorista, que teria recebido cerca de 5.000 ameaças físicas e de morte e sido bloqueado pelo aplicativo Easy Taxi.

Em 2015, a youtuber pegou um táxi em São Paulo e se desentendeu o condutor, Wlamir Gonçalves da Silva, que, segundo ela, dirigia de forma imprudente. Ele não teria gostado e a repreendeu por comer uma marmita dentro do veículo. No fim, Kéfera acabou expulsa no meio da rua. Ela registrou tudo com a câmera do celular e publicou um vídeo editado, divulgando o nome do taxista, a placa do carro e o número do celular.

No processo, Silva diz que precisou trocar de celular por causa das milhares de mensagens que recebeu, o que o levou a perder contatos de clientes. As chamadas do aplicativo também foram suspensas sem que ele pudesse recorrer. Denunciado ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), ainda perde corridas por ser reconhecido pelos passageiros, de quem ouve xingamentos.

“A partir do momento em que atingiu posição de destaque na mídia e nas plataformas digitais, (Kéfera) tornou-se referência para um incontável número de pessoas de diversas idades, credos e condições sociais, de forma que, para o bem ou para o mal, sua palavra, suas posições e o material que divulga acabam por ganhar uma força avassaladora onde quer que divulgados sejam”, escreveu o juiz Jair de Souza, do Foro Regional IX do Tribunal de Justiça de São Paulo, salientando que ela deveria usar sua imagem com responsabilidade.

O requerente havia pedido uma indenização de 100.000 reais, mas o juiz considerou a ação indenizatória “procedente em parte”. O Google e sua plataforma Youtube também foram condenados a retirar do ar qualquer versão do vídeo da youtuber.

Kéfera ainda poderá recorrer da decisão, mas nem ela ou sua assessoria foram encontradas para comentar o caso.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. FABRICIO DE SOUZA MACHADO

    Quem é essa idiota ?

    Curtir

  2. Nunca ouvi falar nesta famosa.

    Curtir

  3. Quando o sucesso sobe na cabeça dessa gente medíocre, dá nisso. Tava se achando e agora S’I’F’U’D’E’U.

    Curtir

  4. jose roberto ferreira

    hummmm… ousou ir contra a deusa kefera! essa taxista precisa ser instruído. em nossa época não se pode fazer isso!! afinal uma deusa do youtube é uma deusa do youtube, ora pois!! (ixi, será que vou ser perseguido também?!)

    Curtir

  5. Wagner Perini

    Nunca vi um motorista de táxi maleducado. (Bazinga!) . Tomara que o UBER ou o 99 paquem essa multa e ainda contratem ela como garota propaganda.

    Curtir