Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kanye West é acusado de plagiar roqueiro húngaro

Rapper está sendo processado por Gabor Presser, que afirma que ele sampleou uma canção sua em 'New Slaves', lançada em 2013 pelo americano

Kanye West está sendo processado por Gabor Presser, um cantor húngaro, que o acusa de plágio. De acordo com o músico, o rapper sampleou sua música Gyongyhaju Lany, composta por ele em 1969 para a sua banda, Omega, na faixa New Slaves, do disco Yeezus, lançado pelo americano em 2013.

LEIA TAMBÉM:

Em nova música, Kanye West xinga Taylor Swift e diz que a tornou famosa

Kanye West diz sofrer preconceito na moda por… não ser gay

Kanye West defende música em que xinga Taylor Swift: ‘Ela teve a ideia’

Kanye West protagoniza barraco com Wiz Khalifa no Twitter

A queixa foi apresentada na última sexta-feira em um tribunal de Manhattan, em Nova York. Presser descreveu a composição, cuja tradução aproximada é “Pérolas no Cabelo Dela”, como uma das canções pop “mais amadas de todos os tempos” na Hungria e no leste da Europa. O húngaro ainda pediu uma indenização de 2,5 milhões de dólares por violação de direitos autorais.

Segundo o processo, Presser só tomou conhecimento do uso da canção quando um advogado do rapper lhe mandou um e-mail após o trabalho de divulgação da canção dizendo que West gostaria de fazer um acordo para o uso da faixa. Segundo ele, os representantes do americano chegaram a enviar um cheque de 10.000 dólares, que nunca foi descontado. “Kanye West fez uso impróprio da composição do demandante sabida e intencionalmente”, afirma a ação.

Confira e compare as duas faixas:



(Com agência Reuters)