Clique e assine a partir de 9,90/mês

Irã inaugura oficialmente canal de televisão por satélite em espanhol

Por Da Redação - 31 jan 2012, 11h06

Teerã, 31 jan (EFE).- O Irã inaugurou oficialmente nesta terça-feira um canal de televisão por satélite em espanhol, o ‘HispanTV’, com uma cerimônia na qual o presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, participou por videoconferência.

O ‘HispanTV’, que será o primeiro canal em espanhol do Oriente Médio e do Golfo Pérsico, iniciou suas transmissões no dia 21 de dezembro.

Na inauguração, estiveram presentes o ministro iraniano de Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi, e os embaixadores de Cuba, Nicarágua, Venezuela e Bolívia, entre outros representantes latino-americanos.

Ahmadinejad disse que espera que o canal chegue a milhões de falantes da língua espanhola na América Latina, Estados Unidos e Europa. Em espanhol, ele deu vivas à paz, ao povo, à América Latina e à Espanha.

Continua após a publicidade

Segundo o governante iraniano, o ‘HispanTV’ trabalhará para mostrar ‘a realidade cultural do Irã, do Oriente Médio e da América Latina’ e ‘limitará a atuação dos que pretendem dominar os meios de comunicação’.

Nos últimos anos, o Irã estreitou seus laços políticos e econômicos com a América Latina, apesar das pressões dos Estados Unidos para isolar Teerã.

A televisão oficial iraniana já possui canais que transmitem em línguas diferentes do persa: a ‘Alalam’, em árabe, a ‘PressTV’, em inglês, e mais um canal que tem programas em várias línguas.

O ‘HispanTV’ terá noticiários, programas de entretenimento e filmes e o foco serão os acontecimentos do Irã, Oriente Médio, Espanha e América Latina.

Continua após a publicidade

Segundo seus diretores, o canal conta com mais de dois mil longas-metragens e séries, todos eles produções iranianas sujeitos às rígidas normais morais impostas pelo sistema teocrático do país. EFE

cho/dk

Publicidade