Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

IMPERDÍVEL: ‘Conversações com Goethe’ ganha edição caprichada

Livro inaugura coleção da Editora Unesp sobre o autor alemão

Primeiro volume da coleção bem cuidada com os textos de não ficção de Johann Wolfgang von Goethe que a Editora Unesp lançou neste ano, Conversações com Goethe nos Últimos Anos de Sua Vida1823-1832 (tradução de Mário Luiz Frungillo, Editora Unesp, 718 páginas, 138 reais) foi considerado por Friedrich Nietzsche o melhor livro já escrito em alemão e por Walter Benjamin uma das maiores obras de prosa do século 19.

Veja também

capaLivro obrigatório para se entender a produção e a imagem pública que se formou de Goethe após sua morte, Conversações foi escrito pelo secretário particular do autor, Johann Peter Eckermann, a partir de anotações do alemão e de suas observações sobre o patrão. Organizada em formato de cartas, a obra se debruça, como diz seu título, sobre os últimos anos de vida do escritor, mostrando em profundidade seu cotidiano.

Mais velho, Goethe terminava alguns de seus textos mais importantes, como Teoria das Cores e a segunda parte de Fausto, processos que são abordados no livro. Mas, o volume também explora a vida familiar e em sociedade que o autor levava e mostra suas visões sobre temas como literatura, poesia, música, filosofia, ciências, religião e política.