Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Homenagem a Paul Walker é ponto alto de ‘Velozes & Furiosos 7’

Entre arrancadas automotivas e longas cenas de luta (uma delas protagonizada por Michelle Rodriguez e Ronda Rousey), novo filme da franquia se mostra mais emotivo que anteriores e exalta colega de elenco morto em 2013

Galã da franquia Velozes e Furiosos, o ator Paul Walker, 40 anos, entrou para a lista de tristes ironias do destino ao morrer em um acidente de carro em alta velocidade, em novembro de 2013. Na época, Walker estava na metade das filmagens do sétimo filme da série, que se sustenta na ação de exímios pilotos e suas turbinadas máquinas automobilísticas, em rachas por diversão ou corridas para combater vilões e superar dramas pessoais.

Muito se especulou sobre o que seria feito para suprir a falta do ator. As soluções foram variadas e caras, aumentando o orçamento de já estrondosos 200 milhões de dólares para 250 milhões. Os diretores utilizaram uma combinação de antigas cenas inéditas de Walker, além de aplicar digitalmente o rosto do ator no corpo dos seus dois irmãos mais novos, Caleb e Cody, usados como dublês.

A técnica deu certo e é muito difícil perceber qual cena é feita ou não pelo ator durante o longa que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira. Aliás, não vale a pena durante a exibição destinar a atenção para tal descoberta, muito menos se esforçar para imaginar em qual momento o ator terá seu possível trágico desfecho, que o excluirá de vez da franquia – prevista para ter mais três filmes. Isso porque, assim como os longas anteriores, a graça de Velozes & Furiosos 7 é se entregar sem preconceitos ao tema que ele propõe e se divertir com os excessos e absurdos do roteiro.

Leia também:

Vin Diesel batiza filha em homenagem a Paul Walker: Pauline ​

Paul Walker ganha tributo com cenas de ‘Velozes e Furiosos’

Na trama, Vin Diesel (Dominic Toretto) e sua trupe precisam enfrentar Deckard Shaw (Jason Statham), um vilão digno de histórias em quadrinhos, calculista, frio e imbatível, que quer vingar seu irmão, Owen (Luke Evans), dos acontecimentos do filme anterior. No meio do caminho, Toretto se alia a um misterioso bilionário (vivido por Kurt Russell), que promete ajudá-lo com Shaw, contanto que antes o grupo resgate a hacker Ramsey (Nathalie Emmanuel), dona de um projeto ultrassecreto de rastreamento mundial apelidado de “Olho de Deus”.

Além do bandidão e de salvar uma moça do cativeiro de uma milícia terrorista, Toretto deve encarar a perda de memória de sua amada Letty (Michelle Rodriguez) e o iminente afastamento de Brian O’Conner (Walker), que se divide entre a família e os perigos sobre rodas.

Os demais elementos base da franquia bilionária estão todos lá: cenas surreais de corridas, carros que se aventuram a voar, homens orgulhosos de seus músculos (especialmente o divertido Dwayne Johnson) e longas sequências de lutas ensaiadas. Entre elas, uma das melhores, fica sob a responsabilidade de Michelle Rodriguez e da lutadora musa de UFC Ronda Rousey. Na cena, Ronda e Michelle se atracam, com belíssimos vestidos de gala, durante uma festa promovida por um bilionário em Dubai.

A previsibilidade, outro ingrediente da casa, também faz parte do roteiro, exceto pela maneira encontrada pelo diretor James Wan de homenagear Paul Walker. Não cabe aqui estragar a surpresa do espectador. Mas é bom avisar que depois de presenciar tantos murros e pneus cantando, a plateia terá que lidar com algumas furtivas lágrimas de emoção.

‘Velozes e Furiosos’

Lançamento: 2001. Arrecadação: 207,3 milhões de dólares no mundo.

‘Velozes e Furiosos 2’

Lançamento: 2003. Arrecadação: 236,3 milhões de dólares no mundo.

‘Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio’

Lançamento: 2006. Arrecadação: 158,5 milhões de dólares no mundo.

‘Velozes e Furiosos 4’

Lançamento: 2009. Arrecadação: 363,2 milhões de dólares no mundo.

‘Velozes & Furiosos 5: Operação Rio’

Lançamento: 2011. Arrecadação: 626,1 milhões de dólares no mundo.

‘Velozes e Furiosos 6’

Lançamento: 2013. Arrecadação: 788 milhões de dólares no mundo.

‘Velozes e Furiosos 7’

Lançamento: 2015. Arrecadação: 1,516 bilhão de dólares no mundo.