Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Festival com Franz Ferdinand tem filas e confusão com PM

Evento teve shows gratuitos de Franz Ferdinand, The Horrors, Garotas Suecas e We Have Band para cerca de 20.000 pessoas neste domingo em São Paulo

Tinha tudo para ser uma tarde de domingo agradável no parque da Independência, em São Paulo, mas o festival Cultura Inglesa terminou em confusão. Organizado para comportar 20.000 pessoas e programado para durar até as 20h, o evento começou a enfrentar problemas ainda no meio da tarde deste domingo, quando a lotação do parque atingiu seu limite e a multidão enfurecida que ficou do lado de fora passou a tentar invadir o local. Por pouco, o evento, que teve shows das bandas Garotas Suecas, We Have Band, The Horrors e Franz Ferdinand, não termina em tragédia.

Na teoria, o festival era perfeito: bandas legais tocando de graça em um local arborizado e bonito, organização aliada à Polícia Militar fazendo revista na entrada e lotação máxima pré-estipulada. Mas, se o festival parecia tranquilo para quem chegou cedo ao local, ou até por quem acompanhava, por exemplo, pelas redes sociais da Cultura Inglesa – que tuitou todo o evento -, quem ficou de fora penou. Eram muitos os relatos de pessoas que chegaram, ficaram três ou quatro horas na fila e tiveram de desistir. Enquanto isso, a organização apenas tuitava que a fila, que era grande por causa da revista, estava demorando “de 30 a 40 minutos”.

Às 14h, o local do festival já tinha cerca de 10.000 pessoas, metade da capacidade total do evento. Ciente de que a lotação seria atingida em poucas horas, a organização passou a recomendar, também pelo Twitter, que as pessoas chegassem cedo e evitassem o horário próximo das 17h ou 18h – o Franz, atração principal, tocaria às 18h30. Quando a capacidade máxima se aproximou, pouco mais de uma hora depois, a organização tuitou que quem já estava na fila naquele momento entraria com certeza. Na fila, porém, a história era outra.

Com a situação caótica e informações desencontradas, a multidão que não conseguiu entrar para ver os shows se enfureceu e passou a tentar invadir o local do festival. Nesse ponto, algumas pessoas desistiram com medo de que houvesse uma tragédia. A Polícia Militar reagiu atirando spray de pimenta. Lá dentro, a sensação era de que nada ocorria, como tuitou o vocalista do Franz Ferdinand, Alex Kapranos, após o show: “Nós não sabiamos nada sobre isso. Péssimas notícias. Espero que nossos fãs não tenham se machucado.”