Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fashion Rio aposta nos desfiles de alto verão

Segundo ele, o disputado calendário de eventos do Rio de Janeiro nos próximos anos torna o momento propício a novos formatos no mundo da moda

Por Roni Filgueiras
10 jan 2012, 17h29

“Ninguém procura roupa de primavera. Estamos num país tropical, temos sete meses de calor. Com o alto-verão poderemos criar uma transformação ainda maior. Conseguiremos organizar o mercado, melhorar os preços e acabar com a liquidação de verão em janeiro”,diz Paulo Borges, do Fashion Rio

A primeira temporada de desfiles de alto-verão do Fashion Rio será realizada entre o fim de agosto e o início de setembro de 2013, e a edição de verão foi antecipada de junho para maio deste ano. Ao anunciar oficialmente as mudanças, o produtor e empresário Paulo Borges disse que elas decorrem não apenas de exigências do mercado de moda – que já eram previstas – mas também do concorrido calendário do Rio de Janerio nos próximos anos.

Na entrevista coletiva de lançamento da 20ª edição do Fashion Rio, Borges disse que este é um momento propício a mudanças. “O Rio será palco nos próximos anos de grandes eventos, então precisávamos planejar alterações até 2016”, disse, recapitulando a agenda carioca: a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), e a Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos, , além das comemorações dos 450 anos da cidade, em 2015.

Paulo Borges acentuou que já previa novos formatos nas plataformas de moda há anos, e agora chegou o momento. “Foi uma convergência de interesses do mercado e não um interesse pessoal. Trabalho com moda há 30 anos, e me pergunto por que começamos janeiro com liquidação de verão, é um absurdo. Justamente nessa época, o preço deveria ser cheio”. Para Borges, a criação da terceira plataforma dará fôlego extra ao comércio, à indústria e beneficiará o consumidor.

Continua após a publicidade

“Ninguém procura roupa de primavera. Estamos num país tropical, temos sete meses de calor. Com o alto-verão poderemos criar uma transformação ainda maior. Conseguiremos organizar o mercado, melhorar os preços e acabar com a liquidação de verão em janeiro”, explicou. Quanto à extinção dos desfiles de inverno, em 2014, Borges disse que a decisão final caberá ao mercado. Em 2013, o calendário será mantido, com a edição da temporada fria na data tradicional, em janeiro do ano que vem.

Nesta terça-feira começa a 20ª edição do Fashion Rio, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, com o tema “Sou Rio: Essa Bossa É Nossa”. A inspiração, segundo os organizadores, veio de um dos elementos culturais mais carcaterísticos do Rio e do Brasil. “O mundo conheceu o Brasil pelo Rio de Janeiro. A música brasileira, a bossa nova, é ícone mundial, é modernidade”. Esta edição vai homenagear também um dos maiores nomes do design brasileiro, o arquiteto Sérgio Rodrigues, que ganha exposição de suas obras, no Armazém 5, da Zona Portuária.

“Esses trabalhos de design e música inspiram a moda, a indústria criativa. Sérgio Rodrigues fez a personalidade brasileira no design e queremos desenvolver uma moda global reconhecida”, ambiciona o produtor, que esteve ao lado de alguns parceiros representados por Júlio Bueno, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços; Antônio Pedro Figueira de Melo, secretário municipal do Turismo; Carlos Mariani Bittencourt; Aguinaldo Diniz Filho, presidente da ABIT.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.