Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Exposição de fotos traz a visão de brasileiros sobre a Provença

Missão Lance Ventoux exibe 65 fotos em preto e branco, feitas pelo francês Pierre Devin e pelos brasileiros Flávia Tojal, Helena Rios e Marcelo Greco na França

O recém-inaugurado Espaço Expositivo 321 Jacarandá, no bairro de Perdizes, em São Paulo, recebe entre 15 de julho e 16 de setembro a exposição Missão Lance Ventoux, uma parceria de curadoria entre o fotógrafo e diretor artístico francês Pierre Devin e a fotógrafa brasileira Fabiana Figueiredo. A mostra exibe 65 fotos em preto e branco, feitas por Devin e pelos brasileiros Flávia Tojal, Helena Rios e Marcelo Greco, tiradas durante uma residência artística na região da Provença, na França, entre os anos de 2014 e 2016.

As fotografias buscam apresentar a visão de deus autores sobre a região e a aproximação deles com o lugar. Com o projeto, Devin, fundador e diretor, por mais de 25 anos, do Centre Régionale de la Photographie Nord-Pas-de-Calais, privilegia o olhar autoral desses profissionais. A intenção do francês com o trabalho é também criar um projeto articulado internacionalmente, com um acervo de obras amplo e que permita compreender a transformação da Provença com o passar dos anos.

Além da exposição, Devin também dará uma palestra intitulada Livro Como Espaço da Fotografia, em 19 de julho, às 19h30, no Auditório Aliança Francesa (Av. Brig. Faria Lima, 2421, São Paulo). Antes disso, entre 15 e 17 de julho de 2016, das 9 às 16h30, o fotógrafo dá o workshop Finalização de Ensaio Fotográfico. Para as duas atividades é necessário se inscrever no e-mail missaolanceventoux@gmail.com.

A exposição Missão Lance Ventoux pode ser visitada de 15 de julho a 16 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, no Espaço Expositivo 321 Jacarandá (Rua Cel. Melo de Oliveira, 783, São Paulo).

(Da redação)