Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Entre controvérsias, série sobre morte de Versace chega ao Brasil

Após apurar trama de O.J. Simpson, segunda temporada de 'American Crime Story' narra outro impressionante crime dentro do show business

O mistério por trás do assassinato do estilista Gianni Versace, criador da grife que leva seu nome, chega à FX nesta quinta-feira, 18, às 23h. O caso, destrinchado por Maureen Orth no livro Vulgar Favors, é tema da segunda temporada de American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace, que, em 2016, reconstruiu o julgamento de O.J. Simpson, acusado de assassinar sua ex-esposa, Nicole Brown, e Ronald Goldman.

 

Na contramão de O Povo vs. O.J. Simpson, a nova temporada de American Crime Story não gira em torno de quem assassinou, mas por quê.

No dia 15 de julho de 1997, Versace foi assassinado em frente à sua mansão pelo serial killer Andrew Cunanan, com dois tiros. O corpo do estilista foi encontrado por seu companheiro, Antonio D’Amico, e o amigo Lazaro Quintana, que avistou Cunanan e o descreveu para a polícia. A perseguição ao assassino durou oito intensos dias. Ele só foi encontrado logo após cometer suicídio.

A motivação de Cunanan é tema de especulações desde então. O que se sabe é que o estilista foi a quinta vítima do serial killer, que também era garoto de programa. Os outros quatro assassinados se envolveram sexualmente com o rapaz. Contudo, nunca se comprovou que Versace tenha tido algum relacionamento com ele. A teoria que Maureen Orth apresenta é que o crime tenha sido um ato de “revolta” de Cunanan, gay, marginalizado e portador do vírus HIV, contra alguém também homossexual, mas poderoso e bem-sucedido.

A série também deixa para trás a narrativa linear da primeira temporada. Partindo do assassinato de Versace, a trama intercala os acontecimentos anteriores e posteriores à morte do estilista — dando ao público muitos vislumbres da luxuosa vida do “clã” Versace antes da tragédia. A mansão em que vivia a família, em South Beach, Miami, serviu de cenário para as gravações.

Livro – Menos de três anos depois do crime, a jornalista Maureen Orth lançou o livro Vulgar Favors, que mergulha na intimidade de Cunanan e tenta reconstruir os dias que precederam e sucederam o crime, até sua morte. Na época, a jornalista cobriu o caso para a Vanity Fair – a revista preferida de Cunanan – e chegou a ser contatada por ele, mas não atendeu à ligação.

Mesmo antes da série chegar a televisão, a família Versace expôs seu descontentamento. Em comunicado, eles pediram que os espectadores considerassem a série como um trabalho de ficção, sem nenhuma relação com a realidade. Em coletiva de imprensa dada à América Latina, Orth rebateu as acusações, afirmando que entrevistou mais de 400 pessoas para compor o relato.

Maureen Orth, autora do livro ‘Vulgar Favors’, ao lado de Ryan Murphy, produtor executivo da série ‘American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace’

Maureen Orth, autora do livro ‘Vulgar Favors’, ao lado de Ryan Murphy, produtor executivo da série ‘American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace’ (FX/Divulgação)

A história, contudo, apresenta algumas lacunas incontornáveis — os dois principais personagens, Andrew e Gianni, estão mortos. É aí que desabrocha a criatividade do produtor Ryan Murphy, que transformou a morte do estilista em um grande melodrama italiano. A VEJA, Maureen se isentou de qualquer “liberdade criativa” tomada na série: “Eu sou responsável pelo livro, e não pela série. Ela é baseada no meu trabalho, mas não foi escrita por mim”.

American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace terá nove episódios, e será exibido todas às quintas-feiras, às 23h, no canal FX.

Penelope Cruz como Donatella Versace em 'American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace' Penelope Cruz como Donatella Versace em ‘American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace’

Penelope Cruz como Donatella Versace em ‘American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace’ (Jeff Daly/FX/Divulgação)

 

Edgar Ramirez como Gianni Versace em 'American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace' Edgar Ramirez como Gianni Versace em ‘American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace’

Edgar Ramirez como Gianni Versace em ‘American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace’ (Jeff Daly/FX/Divulgação)

 

Penelope Cruz como Donatella Versace em ‘Versace: American Crime Story’ Penelope Cruz como Donatella Versace em ‘Versace: American Crime Story’

Penelope Cruz como Donatella Versace em ‘Versace: American Crime Story’ (Entertainment Weekly/Reprodução)