Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Emmy enfim coroa ‘Breaking Bad’

Produção ganha o prêmio de melhor série dramática pela primeira vez a uma semana de seu derradeiro episódio. Entre as comédias, 'Modern Family' conquista pela quarta vez consecutiva o troféu de melhor série cômica

A série ‘House of Cards’, do serviço de streaming Netflix, pode não ter levado os prêmios mais cobiçados da noite, mas rendeu ao diretor David Fincher, já consagrado no cinema, o prêmio de melhor diretor em série dramática. Além de um marco histórico. Esta é a primeira vez que uma produção feita para a internet leva um prêmio no Emmy

Muitos dos mais cotados ao Emmy Awards, exibido na noite deste domingo, voltaram para casa de mãos abanando. Exceto nas categorias principais, de melhor série dramática e melhor série cômica, que consagraram respectivamente os favoritos Breaking Bad e Modern Family, a premiação entregou troféus para indicados que passavam longe de ser apostas.

O fato rendeu agradecimentos desajeitados e até uma “fuga de discurso”, como se viu no caso da atriz Merritt Wever, da série Nurse Jackie. Surpreendida, Merritt subiu desconcertada para o palco, de onde saiu correndo sem dizer praticamente nada. “Muito obrigada, muito obrigada”, disparou ao microfone, prêmio na mão, antes da pausa que antecedeu a fuga: “Eu preciso ir”.

VOTE:

Qual a atriz mais mal-vestida do Emmy 2013?

Quem arrasou no modelito no Emmy 2013?

O apresentador, Neil Patrick Harris (da série How I Met Your Mother), não perdeu a piada: “O melhor discurso da história. Boa sorte aos demais”. Pouco depois, em entrevista à equipe do próprio Emmy, a atriz explicou a timidez. “Fiquei assustada”, disse nos bastidores da premiação. “Vou resolver na terapia.”

Zebras e consagrações –Breaking Bad, que terá o derradeiro capítulo exibido nos Estados Unidos no próximo domingo, dia 29, obteve a merecida consagração em tempo. Esta foi a primeira vez que a produção faturou o prêmio de melhor série dramática no Emmy. Era a sua quarta indicação na categoria: perdeu em 2009 e 2010 para Mad Men e em 2012 para Homeland. No mundo da comédia, Modern Family segue invicta. O seriado que mostra a nada comum família Pritchett não perde o prêmio desde 2010, quando concorreu com sua primeira temporada.

‘Breaking Bad’ terá série derivada com advogado Saul Goodman

Ator de ‘Breaking Bad’ já tem papel no cinema após fim da série

Entre as zebras da noite, estava Jeff Daniels, da série The Newsroom, que levou seu primeiro Emmy da carreira na categoria de melhor ator de série dramática. Apesar do bom trabalho no seriado em que vive um âncora de jornal, Daniels tinha concorrentes de peso, como o favorito Bryan Cranston, de Breaking Bad, e Kevin Spacey, de House of Cards.

Outros que bateram favoritos foram os atores Tony Hale, da série Veep, e Bobby Cannavale, de Boardwalk Empire, que levaram a melhor nas categorias de ator coadjuvante em série cômica, para Hale, e dramática, para Cannavale. Apesar de ser um concorrente forte e até previsível, afinal ele já levou dois Emmys na mesma categoria, a vitória de Jim Parsons, o Sheldon da série The Big Bang Theory, surpreendeu quem pensava que a premiação neste ano daria espaço para outro ator.

Relembre passo a passo a festa do Emmy 2013

Entre as atrizes, a disputa era acirrada tanto em drama como em comédia, com muito boas competidoras de cada lado. No entanto, as escolhidas não decepcionaram. Claire Danes ganhou como atriz de série dramática, com Homeland, e Julia Louis-Dreyfus levou a melhor por Veep, como melhor atriz em série cômica. Ambas são veteranas na premiação. Este é o terceiro Emmy na carreira de Claire – o segundo por Homeland – e o quarto de Julia – o segundo consecutivo por Veep.

Atrizes de ‘Big Bang Theory’ recebem 100% de aumento

Internet – A série House of Cards, do serviço de streaming Netflix, pode não ter levado os prêmios mais cobiçados da noite, mas rendeu ao diretor David Fincher, já consagrado no cinema e indicado a dois Oscar pelos filmes O Curioso Caso de Benjamin Button (2008) e A Rede Social (2010), o prêmio de melhor diretor em série dramática. Além de um marco histórico. Nunca antes uma produção feita para a internet levara um prêmio no Emmy – foi também a primeira vez que um programa do tipo concorreu.

Entre os prêmios de melhor minissérie e filme feitos para TV, Minha Vida com Liberace se sagrou o grande vencedor da noite, com três prêmios: de melhor ator, para Michael Douglas; melhor diretor para Steven Soderbergh; e melhor filme ou minissérie de TV. A produção será exibida no canal HBO Brasil e no Festival de Cinema do Rio.

Confira aqui a lista completa dos vencedores e, abaixo, as produções que se sobressaíram no Emmy Awards: