Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Elenco da novela ‘Girassol’, nova das seis, na sala de aula

O elenco da novela Girassol, que vai substituir Escrito nas Estrelas no horário das 18h da TV Globo, começou nesta terça-feira a mergulhar no universo do rio Araguaia, onde se passa a trama rural escrita por Walther Negrão.

O historiador Leandro Karnal, da USP, o mesmo das palestras oferecidas ao elenco de Caminho das Índias, ministrou o workshop dedicado a história do Brasil, colonização e costumes no Tocantins.

Edson Celulari, compenetrado, demonstrou interesse pelos ensinamentos de Karnal. O ator também aproveitou para conhecer mais sobre o visual de seu personagem, Jorge. Descobriu que Marlene Moura, responsável pela caracterização do elenco, prepara para ele um bigodinho estreito, que o deixará com ar mais interiorano. “Gostei. É uma coisa meio Vadinho”, brincou, referindo-se ao personagem de Dona Flor e Seus Dois Maridos, que encarnou na minissérie da emissora. “Só espero que, se meu personagem morrer, não volte como o Vadinho, pelado.”

Jorge será o par de Estela, personagem inicialmente destinada a Juliana Paes. Com a gravidez de Juliana, Cléo Pires foi chamada. Ansiosa, Cléo não demonstrou muito interesse pela aula, mas adiantou que vai representar uma mulher misteriosa, dividida entre os personagens de Celulari e de Murilo Rosa (Solano).

Regina Duarte, que viverá Dona Antoninha, mãe do personagem de Edson Celulari, mostrou-se a aluna mais dedicada. E quis mais do professor. “Vou atrás dele. Fiquei maravilhada com a forma crítica e divertida de passar a história”, elogiou, depois de saber que Karnal ministra cursos no Rio e em São Paulo.

Girassol, prevista para estrear em setembro, tem no elenco ainda Julia Lemmertz, Milena Toscano, Thiago Fragoso, Mariana Rios e Suzana Pires, tem previsão de exibição a partir de setembro. No final de junho, o elenco viaja para o Araguaia. Até lá, todos estarão se preparando, com aulas teóricas e práticas sobre a cultura local – incluindo aulas de forró.