Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Efeito BBB19: mais de 50 mil procuraram o significado de ‘fútil’ no Google

O termo foi mencionado durante uma brincadeira no reality show nesta segunda

Na noite de segunda-feira 28, o Google registrou um aumento repentino nas buscas por palavras como “fútil”, “influenciável”, “histérico” e “intolerante”. Em particular, o termo “fútil” foi procurado por mais de 50.000 pessoas e ficou entre os mais buscados do dia, lado a lado com pesquisas semelhantes como “o que é fútil”, “pessoa fútil” e “fútil significado”. O que todas essas palavras têm em comum? Elas foram citadas no Big Brother Brasil 19.

Pesquisas da palavra "fútil" no Google tiveram aumento repentino na última segunda-feira Pesquisas da palavra “fútil” no Google tiveram aumento repentino na segunda-feira

Pesquisas da palavra “fútil” no Google tiveram aumento repentino na segunda-feira (Google Trends/Reprodução)

Os adjetivos fizeram parte de uma atividade chamada Jogo da Discórdia, em que os participantes deveriam escolher palavras dispostas num quadro e usá-las para descrever um de seus concorrentes, sem revelar quem era – como um “amigo oculto”. Então, o próximo jogador precisava adivinhar quem era a pessoa secreta, a partir daqueles adjetivos. Nenhum dos “brothers” conseguiu adivinhar.

Por sorteio, Darnley foi informado de que sua “sister secreta” era Hariany, a quem descreveu como “fútil” e “influenciável”. Sua escolha se revelou polêmica quando a moça se defendeu dizendo “Se eu fosse influenciável, talvez eu não estivesse aqui”. Mais tarde, Diego definiu Rodrigo como “influenciável” e “intolerante”; Rodrigo escolheu os termos “influenciável” e “se acha” para Darnley; e Hariany afirmou que Rízia era “barraqueira” e “histérica”. Rízia, por sua vez, descreveu Gabriela como “barraqueira” e alguém que “se acha”.

“Fútil”, segundo o dicionário Houaiss, pode significar “aquele que não tem fundamento, profundidade; tolo, pueril” ou “que não tem valor; insignificante”.