Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Diretor de museu holandês será curador da Bienal de São Paulo em 2014

Charles Esche, de 51 anos, foi escolhido por enxergar a arte como elemento transformador da sociedade, segundo a Fundação Bienal

O diretor do museu holandês Van Abbe, Charles Esche, de 51 anos, vai ser o curador da próxima edição da Bienal de São Paulo, prevista para 2014.

O presidente da Fundação Bienal de São Paulo, Luis Terepins, explicou que a escolha de Esche foi influenciada pela preocupação do curador com a contribuição da arte para a sociedade. “Replanejar os formatos de museus, centros culturais, bienais e o papel da sociedade hoje é uma parte central das pesquisas de Charles Esche.”

Além de dirigir o museu Van Abbe, na cidade de Eindhoven, Esche foi comissário de várias exposições internacionais como a 9ª Bienal de Istambul de 2005 e duas edições da Bienal de Riwaq, na Palestina, entre outras.

Há dois anos, Esche viajou à cidade de Ramala, na Cisjordânia, para acompanhar a peça cubista de Pablo Picasso Buste de Femme, pertencente à coleção de Van Abbe, exibida na Academia Internacional de Arte da Palestina em mostra que ganhou caráter simbólico por ser a primeira a exibir uma peça do pintor espanhol em território palestino ocupado.

Para o processo de seleção, a fundação levou em conta critérios como a familiaridade do comissário com a criação artística contemporânea e seu discurso crítico.

(Com agência EFE)