Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Diamante ‘perfeito’ é leiloado por 21 milhões de dólares

Pedra de 76 quilates foi arrematada por um comprador anônimo em Genebra

Um dos diamantes mais famosos do mundo foi arrematado por um comprador anônimo nesta terça-feira por 21 milhões de dólares em um leilão da casa Christie’s, em Genebra, na Suiça. Originário das minas Golconda, na Índia, o diamante Archduke Joseph tem 76 quilates e é do tamanho de um morango grande. A peça é admirada por sua estrutura interna imaculada e pela alta qualidade de formato e transparência.

Leia também:

Colagem que inspirou capa de Sgt Pepper’s é vendida por US$ 179 mil

Leilão de obras de Andy Warhol arrecada 17 milhões de dólares

O valor final do leilão ficou bem acima da estimativa inicial para a pedra, cerca de 15 milhões de dólares. Na última venda do diamante, em 1993, ele alcançou o preço de 6,5 milhões de dólares. “A venda nesta noite foi espantosa”, comemorou o diretor do departamento de joias da Christie’s, François Curiel, explicando que o mercado não passa por um bom momento. Foi o valor mais alto que um diamante das minas de Golconda já atingiu em leilão.

Histórico – A pedra, que já pertenceu ao Arquiduque José Augusto da Áustria (1872-1962), um príncipe húngaro da dinastia dos Habsburg, foi vendida para um banco europeu na década de 1930 e passou toda a Segunda Guerra dentro de um cofre. Décadas depois, foi redescoberta e levada a leilão em 1961 e novamente em 1993.