Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Composição inédita de Mozart interpretada em sua casa de Salzburgo

Uma composição para piano inédita de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) foi interpretada pelaprimeira vez nesta sexta-feira em Salzburgo (Áustria), na casa em que viveu o músico austríaco.

Mozart compôs este “Allegro Molto” para piano – similar a uma sonata, con 84 compassos e que dura alguns minutos – em 1767-8, quando tinha 11 anos. A partitura foi achada dentro de um caderno datado de 1780, explicou à imprensa a musicóloga Hildegard Herrmann-Schneider.

“O modo que está escrito o nome ‘Del Signore Giovane Wolfgango Mozart’ é sumamente preciso”, declarou Ulrich Leisinger, diretor do departamento de pesquisas da Fundação Mozarteum, o que convenceu os especialistas de que se tratava realmente de uma obra de Mozart.

A obra foi interpretada no piano de Mozart, que se encontra no salão de baile da casa do compositor, por Florian Birsak.

Nos últimos anos, foram encontradas duas composições inéditas de Mozart: uma em 2006, nos arquivos do arcebispado de de Salzburgo, e outra em 2009, nos arquivos da Fundação Mozarteum.