Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cintia Dicker estrela vídeo sobre 100 anos da beleza no Brasil

Modelo e atriz foi a eleita para participar da websérie que analisa os padrões desfilados por homens e mulheres pelo mundo

A modelo e atriz Cintia Dicker foi escolhida para protagonizar o episódio dedicado ao Brasil da websérie 100 Years of Beauty. O projeto publicado no YouTube traz uma série de vídeos com cerca de um minuto de duração, em que modelos são preparadas com a maquiagem e o penteado de uma década, começando em 1910 até 2010.

O antropologista Chris Chan é o responsável pela escolha dos looks usados por Cintia. Chan explica que a modelo, ruiva e com sardas, foi eleita por representar uma imagem pouco conhecida das brasileiras, o que mostra a miscigenação do país. “Nenhuma modelo poderia representar totalmente a beleza e diversidade do Brasil, até agora”, diz o pesquisador.

Leia também:

Atrocidade fashion: o que está na moda, mas não deveria

Modelo ‘surta’ e revela a verdade sobre suas fotos no Instagram

Nem marido, nem idade. Saudade da cachorrinha fez Gisele chorar

A história e economia do país foram levadas em conta na hora de escolher os looks que representassem a moda do momento. A primeira inspiração, para a década de 1910, foi a caricaturista Nair de Tefé, esposa de Hermes da Fonseca. Já para os anos 1920, uma propaganda da época, que exaltava a produção do café, foi usada como referência. Os anos 1930 e 40 são inspirados pela cantora Carmen Miranda, seguida por Terezinha Morango, Miss Brasil em 1957. As cantoras Rita Lee e Silvinha foram as tendências apresentadas para representar os anos 1960 e 70, enquanto Xuxa foi a rainha entre os anos 1980 e 90.

As duas últimas décadas do vídeo são protagonizadas pelo estilo popularizado por modelos brasileiras, que se tornam produto de exportação e ditam padrões também fora do país, com cabelos longos, lisos e pontas levemente onduladas. A tendência do “cabelo Gisele” a partir de 2010, aliás, é vista em outros vídeos da série, que também já analisou a beleza de países como Estados Unidos, México, Rússia, Indía, Irã, Coreia do Sul e do Norte, Alemanha, entre outros.

Confira abaixo o vídeo dedicado ao Brasil e, em seguida, os bastidores da produção:

Bastidores: